Diplomacia


Agenda bilateral Brasil–Estados Unidos é discutida na Comissão de Relações Exteriores

Para a presidente da CREDN, " é tempo de construir pontes, não muros".

Para a presidente da CREDN, ” é tempo de construir pontes, não muros”.

A agenda bilateral Brasil – Estados Unidos foi o tema da reunião que a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Bruna Furlan (SP), manteve na quinta-feira (6) com a Chefe da Divisão Política da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, ministra Kristin Kane, e o Primeiro-Secretário, Deji Okediji.

Eles trataram dos acordos bilaterais pendentes de ratificação pelo Congresso brasileiro e abordaram temas como migração, proteção de dados na internet, defesa e questões da agenda internacional como a guerra na Síria. Em relação aos acordos, apenas a Mensagem 593, de 2015, que diz respeito à cooperação para o uso pacífico do espaço, está pendente de manifestação da CREDN. O relator é o deputado Heráclito Fortes (PSB/PI). 

A deputada colocou-se à disposição para que os tratados sejam apreciados rapidamente, pois entende que os mesmos contribuem significativamente para o aprofundamento das relações entre os dois países e terão impacto na economia. Bruna Furlan sugeriu ainda um encontro dela e do senador Fernando Collor (PTC/AL), seu homólogo no Senado Federal, com o embaixador norte-americano, Peter Michael McKinley. A pauta seria para tratar dos acordos bilaterais e temas da agenda comum. 

Bruna Furlan manifestou preocupação ainda com as novas diretrizes migratórias e ambientais aprovadas pelo novo governo dos Estados Unidos. Segundo ela, “Washington precisa adotar uma postura responsável quanto aos temas do meio ambiente e no tratamento dos migrantes, inclusive da grande comunidade brasileira que reside naquele país”. Na avaliação da deputada, “é tempo de se construir pontes e não muros”. 

Em relação à proteção de dados na internet, a deputada confirmou que irá ao Vale do Silício para visitar as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos. O objetivo é conhecer o trabalho que realizam e reiterar a defesa da proteção dos dados dos cidadãos na internet. 

A viagem deverá ocorrer no mês que vem e a presidente da CREDN aproveitará para comparecer a uma das maiores feiras da indústria de Defesa norte-americana, que ocorrerá em São Francisco, na Califórnia, entre os dias 20 e 24 de maio. Brasil e Estados Unidos têm estreitado o relacionamento nesta área e novos acordos de cooperação deverão ser assinados ainda em 2017.

(Da assessoria da CREDN/foto: Edilson Holanda)

Compartilhe:
7 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *