Área estratégica
João Paulo Papa é eleito vice-presidente da Subcomissão de Portos
O deputado João Paulo Papa (SP) foi eleito vice-presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis (SubPorto) da Câmara dos Deputados – colegiado vinculado à Comissão de Viação e Transportes (CVT). A escolha foi confirmada na quinta-feira (06). A presidência ficará a cargo do deputado Milton Monti (PR-SP) e a relatoria, com José Priante (PMDB-PA). Papa compõe a Subporto e a CVT desde o início da atual legislatura, em 2015.
“Esses colegiados desempenham uma função muito importante no Parlamento, pois lidam com uma área estratégica para a economia brasileira. Procurei ingressar nessas comissões justamente por isso, e pela ligação que elas possuem com a Baixada Santista. Com esta nova responsabilidade, permanecerei dando a minha contribuição para que a atividade portuária se desenvolva, gerando empregos e renda para os brasileiros – algo fundamental neste momento de recuperação econômica”, ressaltou o parlamentar.
HISTÓRICO
Em 2015, Papa foi um dos responsáveis pela série de visitas técnicas aos principais complexos portuários brasileiros, que começou pelo Porto de Santos. Na oportunidade, em agosto daquele ano, uma comitiva com oito parlamentares federais, dois estaduais, prefeitos e técnicos verificou, in loco, os gargalos existentes nos principais acessos ao porto em Santos e no Guarujá.
Após a vistoria, o deputado organizou uma audiência pública, em Brasília, reunindo o então ministro da Secretaria Especial de Portos; o secretário de Estado de Transportes e Logística e os prefeitos de Santos e Guarujá, para evidenciar a importância da União, Estado e municípios atuarem em conjunto na execução das obras dos novos acessos.
Como resultado de todo este trabalho, Papa conseguiu a garantia de que o Governo Federal realizará os investimentos necessários que são de sua responsabilidade; o Governo de São Paulo recebeu a autorização do governador Geraldo Alckmin para dar início ao projeto executivo que é de competência estadual. O deputado também conseguiu o apoio dos parlamentares para aprovar, na CVT e, posteriormente, no Congresso Nacional, emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que dão prioridade a obras de infraestrutura e acessos aos portos brasileiros.
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta