Desenvolvimento


Comissão aprova plebiscito sugerido pelo deputado Célio Silveira sobre criação do Estado do Entorno

celioA Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia aprovou parecer do relator, Paes Landim (PP-PI), ao projeto do deputado Célio Silveira (GO). A proposição dispõe sobre a realização de plebiscito que consultará a população goiana sobre a criação do Estado do Entorno. Na avaliação de relator, essa nova unidade da federação “pode trazer maior efetividade das ações administrativas e melhorar os indicadores econômicos e sociais da região limítrofe ao Distrito Federal”.

O Estado seria composto por 18 municípios goianos e traria solução para as dificuldades enfrentadas por uma região que sofre com altos índices de violência e merece melhores serviços públicos. O Estado do Entorno será formado pelos municípios destacados em verde bandeira no mapa abaixo:

entorno

 Entre as vantagens que a criação do Estado do Entorno propiciará estão: 

1) A melhora na gestão pública, especialmente em função da menor área territorial da nova Unidade da Federação;
2) A criação de mais de 50 mil empregos diretos;
3) O repasse anual de mais de 1 bilhão de reais a título de FPE, e;
4) A arrecadação de tributos estaduais, cujos recursos serão aplicados exclusivamente na região.

“O Estado do Entorno terá uma população de mais de um milhão de pessoas que se beneficiará com o progresso da região. Trata-se de uma área com grande potencial de crescimento, que experimentará um avanço exponencial tanto das atividades econômicas quanto dos serviços públicos e da qualidade de vida da população que tanto estimo”, disse Célio Silveira. 

Em seguida, o projeto será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, passará pelo crivo do Plenário e, por fim, a população goiana será consultada para então a criação do Estado do Entorno se concretizar.

(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 abril, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *