Direitos humanos
Comissão de Relações Exteriores promove workshop com especialista em migração
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promoveu nesta segunda-feira (3) workshop “A Diplomacia Pública da União Europeia na América Latina”, com foco no tema migração. A comissão é presidida pela deputada Bruna Furlan (SP) e o encontro foi realizado a pedido do deputado Eduardo Barbosa (MG).
A reunião foi conduzida pelo palestrante Christof Roos, professor do Institute for European Sudies (IES) na Vrije Universiteit Brussels (VUB). Roos apresentou um panorama sobre a questão da migração na União Europeia, incluindo a questão do aumento no número de refugiados que buscam países europeus fugindo de crises em suas nações de origem.
Segundo o palestrante, nas últimas décadas cresceu o volume de estudos sobre a migração de pessoas na UE. No processo de mudança, os direitos humanos do indivíduo devem ser respeitados, sem esquecer o direito de se reunir com sua família. Roos destaca que todo país deve garantir ao migrante a oportunidade de reencontrar os familiares. Além disso, os migrantes que chegam a um novo território terão necessidade de consumir, de encontrar moradia, gerando grande impacto na economia.
O palestrante citou os países da UE que mais recebem imigrantes hoje: Reino Unido, Polônia, Alemanha, Itália, França e Espanha. No caso da migração de brasileiros para países europeus, os principais motivos de mudança são: educação, encontrar a família e trabalhar.
(Da redação / Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta