Transporte e saúde


Izaque Silva cobra mais apoio para desenvolvimento de municípios brasileiros

A ausência de alternativas para a retomada do desenvolvimento municipal foi o principal tema abordado pelo deputado Izaque Silva (SP) durante seu pronunciamento em grande expediente no plenário da Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (30). O parlamentar citou dezenas de 33614001071_6ae9603418_zofícios recebidos de prefeitos da região da Sorocabana, Paulista e Alta Paulista com demandas que vão desde a correção da tabela de pagamento do Sistema Único de Saúde à reivindicação de cobrança da multa de R$ 67,4 milhões aplicada a América Latina Logística/Rumo por abandono da malha ferroviária paulista (Fepasa).

Segundo o tucano, são muitos os problemas enfrentados pelos municípios da região Oeste do estado, em especial, Presidente Prudente e as cidades que cresceram em torno da linha férrea. No início do século passado, a ferrovia levou desenvolvimento para essas cidades, mas hoje gera transtornos.

Um item que incomoda os municípios é a subutilização e sucateamento de parte da malha da empresa, de 12,9 mil quilômetros. “A luta é para que seja colocado o ramal a que pertence Presidente Prudente em plena atividade, sobretudo o de cargas, facilitando o escoamento de produtos e mercadorias e ainda realizando o transporte interestadual em determinados trechos por trem”, explicou.

“Se a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) renovar a concessão, além de cobrar o valor da multa deve exigir o compromisso de construir o ramal entre Presidente Prudente e Rubião Junior (Botucatu) ”, disse. Ele lamenta os 20 anos de abandono dos trechos interligando essa região, causando sérios problemas. Nos anos 20, 30 e 40, a ferrovia levou desenvolvimento às cidades, mas hoje gera transtornos.

O parlamentar falou ainda sobre a crise econômica que aflige os municípios. “É certo que todos os entes da federação enfrentam a crise, mas os municípios, principalmente os pequenos, cuja receita praticamente é composta pelo repasse do Fundo de Participação dos Municípios, são os mais atingidos”

Silva reiterou ter exercido por sete mandatos consecutivos a cadeira de vereador, em Presidente Prudente. Ele assumiu o mandato de deputado federal há dois meses e usou a tribuna para “prestar contas aos eleitores”.

Outra demanda importante – que tem sido reivindicada por entidades filantrópicas, especialmente as Santas Casas de Misericórdia e hospitais para tratamento do câncer – é maior celeridade no credenciamento junto ao Ministério da Saúde e o reajuste da tabela para prestação de serviços de saúde. O tucano destacou a situação do Hospital do Câncer de Presidente Prudente, que já possui toda a documentação para o seu credenciamento, além de equipamento de última geração para diagnóstico e tratamento.

“Não posso deixar de registrar que as Santas Casas estão cada vez mais necessitadas de recursos públicos. Recebem baixíssimos repasses de procedimentos realizados por meio do SUS, com cotas por tipo de atendimento”, alertou.

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *