Carne segura


Nilson Leitão reforça segurança da produção agropecuária brasileira

32782011113_6c121905ab_kO presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Nilson Leitão (MT), reiterou a segurança do sistema brasileiro de defesa agropecuária. Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Agricultura informou que realizou fiscalizações extraordinárias em 21 plantas de frigoríficos. Os resultados dos laudos não apresentaram problemas ou falhas que colocassem a saúde dos consumidores em risco. A expectativa do deputado é de que essa é mais uma crise que logo será superada.

“Temos um rebanho bovino que superou todas as crises, da brucelose, da febre aftose, e hoje, nós estamos livres no mercado de qualquer problema sanitário. Isso é reconhecido por mais de 185 países”, afirmou o tucano em vídeo gravado no Palácio do Planalto. Para ele, o Brasil representa grande parte do mercado mundial de exportação de carne pela qualidade, sabor e eficiência.

A força-tarefa realizada pelo ministério nos frigoríficos teve como objetivo gerar transparência e tranquilidade à população. O ministro Blairo Maggi relatou que, durante a vistoria das 21 plantas, foram recolhidas 164 amostras para verificação. A ação contou com uma equipe de 250 servidores, entre auditores fiscais, agentes de inspeção e de atividades agropecuárias.

Até então, foram encontradas fraudes econômicas em 12 laudos, como quantidade de água acima do permitido no frango e amido em salsichas fora do padrão. Porém nada que apresentasse risco à saúde humana. Foram verificados os registros de controle de fabricação e de matéria-prima, as condições de higiene, e ainda, funcionários foram interrogados.

A vistoria se estendeu também ao varejo, com a coleta de 174 amostras de produtos fabricados pelas empresas auditadas em 22 estados da federação. Os resultados finais serão apresentados em até duas semanas.

Segundo Nilson Leitão, o Brasil sempre foi reconhecido pela responsabilidade sanitária e pelo cuidado com a saúde dos animais. “Isso é uma vitória enorme dos nossos produtores, mas também do nosso governo que conseguiu enfrentar essas barreiras e superar todas elas”, conclui.

Assista abaixo o vídeo:

(Sabrina Freire com informações do Portal Brasil/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
28 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *