Avanço no diálogo


Relações Brasil-Paraguai são estratégicas e terão o respaldo da CREDN, afirma Bruna Furlan

Bruna Furlan partricipa de encontro dos chanceleres do Brasil e do Paraguai em Assunção“As relações bilaterais entre Brasil e Paraguai são estratégicas e terão o respaldo e o apoio da CREDN”, afirmou a deputada Bruna Furlan (SP), ao participar, em Assunção, das reuniões de trabalho do ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, com o presidente paraguaio Horacio Cartes e com o chanceler Eladio Loizaga. Na oportunidade, foi assinado um Memorando de Entendimento para a Cooperação em Comunicação com ênfase em Diplomacia Pública e Digital.

Os dois ministros trataram ainda das negociações para a renovação do Tratado de Itaipu, especialmente a revisão do seu anexo C, que trata das questões financeiras e econômicas. Além disso, avançaram no diálogo sobre a construção de duas pontes ligando os dois países.

De acordo com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, “os acordos para a construção da terceira ponte entre os municípios de Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta, no Paraguai, e de cooperação bilateral em serviços aéreos, chegaram à Câmara nesta sexta-feira, 24. Vou dar celeridade à tramitação de ambos para que a integração física entre o Brasil e o Paraguai se fortaleça e permita um maior desenvolvimento socioeconômico para ambos”, afirmou. A deputada irá relatar os dois acordos na CREDN.

Bruna Furlan destacou ainda que “um dos papéis da CREDN é justamente apoiar o fortalecimento da política externa e, neste sentido, vamos intensificar a nossa diplomacia parlamentar e ratificar os acordos internacionais sempre em respeito aos interesses maiores do país”, lembrou.

Dirigindo-se ao chanceler brasileiro, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, destacou que “sua presença vem aprofundar ainda mais as nossas relações e, principalmente, com uma seleta comitiva que o acompanhou, incluindo a deputada Bruna Furlan, que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados do Brasil. Sou um convencido da importância e relevância que tem a Diplomacia Parlamentar, e a sua presença vem assegurar uma vez mais esse convencimento que tenho”, afirmou.

AGENDA BILATERAL
Bruna Furlan reuniu-se nesta terça-feira (28) com o presidente da Câmara dos Deputados do Paraguai, Hugo Velázquez Moreno, o presidente da Comissão de Relações Exteriores daquela Casa, deputado José María Ibáñez Benítez, e membros do Colegiado. Na oportunidade, foram tratados temas das agendas bilateral e regional, como o fortalecimento do MERCOSUL, a crise na Venezuela, e oportunidades de cooperação entre os respectivos parlamentos.

De acordo com a deputada, “nos preocupa muito a situação da Venezuela, seja por seus aspectos políticos que guardam relação com o respeito aos valores democráticos, seja pelas questões humanitárias, uma vez que a população venezuelana sofre com a falta de alimentos e medicamentos básicos”, afirmou. Ela entende que os parlamentares da região precisam engajar-se nesta discussão, pois a crise venezuelana impacta direta ou indiretamente todos os países da América do Sul.

“Tratamos ainda do papel do Legislativo nas negociações e avanços nos acordos comerciais, principalmente aquele que estabelece um Tratado de Livre Comércio com a União Europeia. Brasil e Paraguai devem atuar em conjunto e é nesta direção que estabelecemos o diálogo iniciado neste dia”, explicou.

Nesta quarta-feira, 29, Bruna Furlan também encontrará em Brasília o ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa. Ele vem ao país para discutir temas da agenda bilateral, principalmente com relação às comunidades que residem na zona de fronteira.

(Da assessoria da CREDN)

Compartilhe:
28 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *