Rumo certo
Resultados positivos na economia evidenciam processo de recuperação do país, avalia Caio Narcio
Fatos positivos ocorridos nesta semana mostram que o Brasil começou a recuperar sua credibilidade e reaquecer a economia. A mudança de patamar na nota brasileira pela agência de classificação Moody’s, o sucesso no leilão de quatro aeroportos e a interrupção da sequência de 22 meses de queda nos empregos formais são, na avaliação do deputado Caio Narcio (MG), demonstrativos de que o Brasil está no caminho certo.
“O governo do presidente Temer tem passado uma imagem de confiança para o mercado e soube reagir, manteve a meta inflacionária dentro do previsto e conseguiu controlar o câmbio. Esse tripé faz parte de uma estratégia que dá ao mercado econômico a sensação de que este governo tem um rumo e está seguindo esse rumo”, destacou o tucano nesta sexta-feira (17).
Em cerimônia no Palácio do Planalto na quinta-feira (16), o governo federal divulgou dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostram a volta da geração de empregos no país. O presidente Michel Temer afirmou que o crescimento, após 22 meses de queda, é um sinal importante para a recuperação da economia brasileira. O país obteve um saldo positivo de 35.612 contratações em fevereiro.
Caio Narcio explica que essa retomada dos empregos, mesmo que ainda seja pequena, é o início de algo que tende a crescer e será gradual. “A economia começa a reagir e a geração de empregos é um dos primeiros e importantes passos nesse reaquecimento. Daí em diante, as pessoas tendo emprego, elas vão tendo recursos e começam a fazer a roda girar novamente: o país volta a crescer e as pessoas voltam a consumir”.
Para o tucano, o momento é emblemático, pois as pessoas, de fato, sentem a melhoria na economia quando os empregos aparecem e a renda melhora. A geração de postos de trabalho após quase dois anos seguidos de baixas significa uma mudança de paradigma que ajuda a demonstrar que “a economia está se reencontrando com o país”.
A mudança de patamar na nota brasileira pela agência de classificação Moody’s e o leilão de quatro aeroportos dentro do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) também mostram a restauração da confiança no país. A Moody’s informou, na quarta-feira (15), que mudou o selo brasileiro de bom pagador de negativo para estável, graças a fatores como a queda da inflação e dos juros e o aumento dos investimentos.
Já a concessão dos aeroportos de Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Porto Alegre (BA) e Salvador (BA) obteve grande sucesso. O valor inicial esperado era de aproximadamente R$ 3 bilhões. No entanto, o governo acabou arrecadando R$ 3,7 bilhões.
“Agora, os próximos passos são as reformas que precisam ser implementadas. Quando elas forem aprovadas, os investidores e a sociedade em geral perceberão que existe a possibilidade de o país avançar, daí a confiança vai crescendo e, aos poucos, de forma gradativa, a economia volta a se aquecer com vigor”, comemora Caio Narcio.
(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta