Agilidade é fundamental
Fábio Sousa propõe CPI do Câncer para investigar falta de tratamento pelo SUS
Com o objetivo de investigar a falta de tratamentos contra o câncer realizados pelo Sistema Único de Saúde, o deputado Fábio Sousa (GO) propôs uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Federal.
O parlamentar apresentou dados alarmantes que apontam a precariedade no tratamento, principalmente no que se refere à falta de medicamentos e aparelhos. Segundo informações apresentadas pelo próprio deputado, a cada 10 brasileiros que procuram tratamento contra o câncer pelo SUS, 4 não o recebem. “Há denúncias inclusive de estados que não possuem sequer um equipamento para radioterapia, enquanto há inúmeros outros encaixotados há mais de um ano”, ressaltou.
Atualmente, diversos estados brasileiros não têm condições de oferecer o atendimento necessário a quem sofre com essa doença. Inúmeros hospitais de estados como Ceará, Amazonas, Alagoas, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro suspenderam tratamentos de combate ao câncer por meio do SUS por falta de medicamentos para quimioterapia e aparelhos de radioterapia, conforme informou o deputado.
Fábio Sousa lembrou que essas dificuldades são enfrentadas por pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde. “Quem tem recursos financeiros ou um bom plano de saúde recebe tratamento de excelente qualidade. Mas aqueles que dependem da rede pública e não tem condições de arcar com medicamentos de altíssimo custo, que podem chegar a R$ 50 mil, acabam morrendo à míngua”.
A agilidade no tratamento contra essa doença é fundamental para a sobrevivência do paciente, lembrou Fábio Sousa. “Quanto mais rápido o câncer é descoberto e tratado, mais chance a pessoa tem de ser curada. Ao passo que quando o diagnóstico e o tratamento são tardios, torna-se praticamente uma sentença de morte. O câncer não espera!”, destacou o parlamentar.
O deputado ressaltou ainda que esse problema no SUS não é recente. “Não é culpa do atual Governo. Isso vem de longos anos e é um assunto que deve unir todas as matizes políticas, ideologias, direita, esquerda, todos os partidos. Todos devem se preocupar com quem precisa de tratamento contra o câncer e não tem condição de arcar com os custos”, salientou.
Fábio Sousa afirma ainda que o Brasil precisa de ações que mudem essa realidade para melhor, para que as pessoas possam ter a atenção necessária para auxiliar na luta contra o câncer. O parlamentar diz que se baseou em denuncias de desvios de recursos para o tratamento médico para solicitar a criação da CPI do Câncer. “É um assunto muito importante para investigarmos e debatermos na Câmara. Não que o debate da Reforma da Previdência, por exemplo, não seja importante, mas quem tem câncer e não recebe o tratamento, não vai se preocupar com previdência já que pode falecer antes mesmo de ter a chance de se aposentar”, alertou.
Ao concluir, o parlamentar afirmou que a CPI pretende, além de investigar as causas da precariedade, propor soluções para melhorar a qualidade do tratamento contra o câncer.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta