Tratamento e bem-estar
PL de tucano obriga fornecimento de touca capaz de prevenir queda de cabelos após quimioterapia pelo SUS
O deputado Pedro Cunha Lima (PB) apresentou Projeto de Lei (6.966/2017) que obriga hospitais públicos a fornecerem toucas hipotérmicas para pacientes em tratamento contra câncer por quimioterapia. Seu uso estimula a vasoconstrição, procedimento que previne a queda de cabelos dos pacientes por meio da baixa temperatura. Apesar de ser utilizado em serviços de referência em oncologia, a terapia hipotérmica ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo o tucano, o tratamento prima por preservar o equilíbrio psicológico e confere um aumento substancial no bem-estar dos pacientes. “Muitas pessoas diagnosticadas com câncer, quando perdem seus cabelos devido ao tratamento agressivo, sofrem de baixa autoestima. A dificuldade em aceitar o novo visual pode gerar problemas como a depressão, agravante seríssimo no tratamento de um tumor maligno”, alerta o deputado, que acredita que a touca pode fazer uma diferença enorme na vida de quem sofre com a doença.
O procedimento é simples, utiliza-se uma touca de plástico recheada com gel em baixíssima temperatura, podendo chegar a vinte graus negativos. A vasoconstrição decorrente do frio, diminui o afluxo dos quimioterápicos ao couro cabeludo, diminuindo assim, a perda de cabelos.
“O valor do tratamento mostra-se ínfimo, se comparado ao gasto total com a quimioterapia, cujos valores ficam, usualmente, em torno de duzentos a trezentos reais por sessão”, avalia Pedro Cunha Lima.
Atualmente, os pacientes da rede pública não têm acesso à técnica. Para permitir a adaptação do serviço público, o parlamentar propõe que a norma entre em vigor em cento e oitenta dias após sua publicação. O prazo é considerado suficiente, inclusive, para permitir a realização de processos de licitação, para que se assegure o menor custo para o tratamento.
(Sabrina Freie/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta