Boa notícia


Para deputado, determinação do governo acelerou obras da transposição das águas do São Francisco

As águas do rio São Francisco estão a pouco mais de 40 quilômetros do açude Poções, localizado em Monteiro (PB), estrutura final do Eixo Leste do Projeto de Integração do “Velho Chico” . Segundo o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), coordenador de uma comissão da Câmara que acompanha a obra, a notícia é animadora, especialmente para os nordestinos que há anos convivem com a seca. A expectativa é que essa distância seja zerada ainda neste mês. 

“A decisão do presidente de dar rapidez ao empreendimento de transposição serve efetivamente para que possamos ter a perspectiva do desenvolvimento sustentável no nordeste brasileiro”, disse o parlamentar nesta quinta-feira (2). Desde que assumiu o governo, Michel Temer investe para concluir essa obra de infraestrutura. “Falta pouco”, disse o ministro da Integração, Helder Barbalho, durante vistoria ao empreendimento, em meados de janeiro.

Helder Barbalho disse que o cronograma para dez meses está sendo cumprido e até antecipado. O ministro conferiu o funcionamento de estruturas em Floresta, Custódia e Sertânia, em Pernambuco, e das bombas flutuantes cedidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), responsáveis pela antecipação da chegada da água à região em aproximadamente 45 dias.

Play
 

O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios.

Para o deputado Raimundo Gomes de Matos, o fato é bastante positivo, especialmente diante de uma seca que já dura seis anos. Ele considera que o cumprimento de prazo foram palavras esquecidas durante os governos de Dilma Roussef e Luiz Inácio Lula da Silva. “Eles punham trabalhadores para operar em três turnos, mas quando acabava as eleições, tudo voltava a ficar como antes”, relembrou. O parlamentar tucano que há anos acompanha, com ansiedade, a execução deste empreendimento. 

O Eixo Leste possui seis estações de bombeamento, que são responsáveis por elevar a água de um terreno baixo para outro mais elevado. A estrutura também é composta por cinco aquedutos, um túnel, uma adutora e 12 reservatórios, que captam água do “Velho Chico” no reservatório de Itaparica, em Floresta (PE), atravessam três municípios pernambucanos (Betânia, Custódia e Sertânia), e terminam na cidade paraibana de Monteiro.

Todas as obras físicas do Eixo Leste estão prontas. O Eixo Norte está com 94,52% executado e deve ser concluído no segundo semestre de 2017.  A expectativa é atender o reservatório Jati (CE) em agosto e a Região Metropolitana de Fortaleza em setembro de 2017. Maior obra de infraestrutura hídrica do país, o projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estrutura é composta por esses dois eixos: Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/fotos: Alexssandro Loyola e divulgação/Ministério da Integração Nacional/Áudio: Hélio Ricardo)

Leia também:

Transposição do São Francisco avança após lentidão que marcou gestão petista, destaca Raimundo Gomes de Matos

Transposição do São Francisco será concluída em 2017, garante ministro da Integração Nacional

 

Compartilhe:
2 março, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *