Avanço
Deputados fecham acordo para votar em março modernização do futebol
A comissão especial que discute a reformulação da legislação do esporte retomará em 14 de março a discussão do anteprojeto que moderniza as leis de futebol. O texto do relator, deputado Rogério Marinho (RN), foi apresentado no fim do ano passado e deveria ter sido votado nesta terça-feira (21), mas os deputados entraram em um acordo para adiar a votação.
O anteprojeto apresentado pelo tucano estabelece normas gerais sobre relações trabalhistas, regime de tributação e formação de atletas, entre outros pontos. É criada, por exemplo, uma terceira figura jurídica para os clubes, a sociedade anônima de futebol, com a possibilidade de abertura de capital em bolsas de valores para reforçar o caráter de clube-empresa.
Para Marinho, o esporte deve ter regulamento em lei por ser “o principal produto que caracteriza o Brasil” no mundo. “Se você consegue internacionalizar o nosso futebol a partir da organização interna, ligá-lo com a questão educacional, dar esse viés de uma maior profissionalização, você fortalece a instituição e fortalece um esporte que é o preferido dos brasileiros e é um patrimônio cultural do país”, observou o relator.
(Da redação com Agência Câmara/foto: Cleia Viana – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta