Bilhões movimentados


Saque do FGTS traz alívio para trabalhadores e impulsiona economia, diz Nilson Pinto

Dois dias após o governo federal divulgar o calendário oficial de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas, o site exclusivo da Caixa para consulta já recebeu 36 milhões de acessos e milhares de clientes com dúvidas nas agências, o que mostra o grande interesse dos brasileiros com a medida.

O deputado Nilson Pinto (PA) ressalta que a liberação das contas inativas do FGTS será positiva tanto para os trabalhadores quanto para a economia do país. “Foi uma excelente medida do governo que nós devemos aplaudir e aproveitar”, elogia o deputado. A expectativa é de ocorra uma injeção imediata de dinheiro na economia, o que vai dar um alívio a muitos brasileiros, acredita o parlamentar.

Mais de 30 milhões de brasileiros que pediram demissão ou foram dispensados por justa causa até 31 de dezembro de 2015 serão beneficiados. A previsão é de que R$ 34 bilhões, dos R$43 bilhões parados nas contas do governo, sejam movimentados. “Os trabalhadores poderão retirar esse dinheiro e utilizar para pagar uma dívida, fazer um investimento e até mesmo uma aplicação com rendimento melhor do que o do FGTS”, explica o tucano.

Os saques do FGTS serão liberados de março a julho deste ano. A partir do dia 10 de março, aqueles nascidos em janeiro e fevereiro já poderão realizar o saque. Quem nasceu em março, abril e maio terá direito em abril. Em maio, os nascidos em junho, julho e agosto. Já quem faz aniversário em setembro, outubro e novembro, poderá sacar em junho. Em julho, os nascidos em dezembro.

Para consultar o saldo disponível, o trabalhador pode acessar o site www.caixa.gov.br/contasinativasda, ou ainda, retirar o extrato presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. O prazo para a realização dos saques é até o dia 31 de julho, sem prorrogação, em agências e caixas eletrônicos da Caixa.

5binfo-5d-fgts-01-1

  (Reportagem: Sabrina Freire/ Foto: Alexssandro Loyola/ Arte: Portal Brasil)

Compartilhe:
17 fevereiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *