2017: o ano das reformas inadiáveis para o Brasil, por Adérmis Marini


O Brasil vive tempos nebulosos. O país está imerso na maior crise de sua história recente com o desemprego, batendo à porta de milhões de trabalhadores. A economia é assolada por uma recessão profunda que está sufocando os investimentos no setor produtivo, prejudicando o consumo e a produção, já em queda há anos consecutivos. No âmbito político, as vísceras da corrupção, sistêmica e institucionalizada, foram desvendadas a partir da deflagração da Operação Lava Jato, que atirou o país em crises políticas recorrentes ao condenar exemplarmente políticos corruptos de várias correntes partidárias.

De fato, a insatisfação popular com este lamentável estado de coisas é evidente, somente restando a alternativa de mudanças urgentes e profundas no comportamento da classe política. É, em meio a este contexto de crise e pessimismo, que colocamos nosso mandato de deputado federal à disposição da sociedade, como um instrumento de renovação: atuaremos de maneira transparente e participativa, com uso intenso das redes sociais, estimulando o diálogo com o envolvimento de vários setores da sociedade.

Na pauta do Congresso Nacional em 2017, teremos o debate político de reformas fundamentais há muito adiadas no Brasil, como a trabalhista, política e tributária: diminuir a burocracia excessiva dos tributos que assola os empreendedores e compromete os níveis de emprego; aperfeiçoar o sistema político e racionalizar a representação partidária, combatendo distorções e fechando o cerco contra a corrupção. Ademais, defendemos propostas de reforma política que ampliem a transparência e os mecanismos de controle social da população sobre a classe política, além de medidas que fortaleçam os municípios; e, finalmente, atualizar a legislação trabalhista para adaptá-las aos novos ventos da economia atual. Em relação à reforma previdenciária, com muita transparência e dialogando com os vários setores envolvidos, trabalharemos para fazer os ajustes necessários no sistema de proteção social, porém, sempre defendendo a preservação dos direitos adquiridos e analisando as categorias especiais, visando a aprovação de medidas justas e corrigindo distorções.

Enfim, teremos pela frente desafios estratégicos enormes que travam o desenvolvimento econômico e comprometem o futuro do país. Estes serão os principais pontos que nortearão os debates sobre as inadiáveis reformas que o Brasil não pode mais protelar, e que vamos encarar com coragem e disposição para o debate democrático, sempre a favor do melhor interesse do país. Em especial, nosso trabalho será o empenho permanente no resgate da representação política de Franca e região em Brasília, buscando captar projetos e programas federais para auxiliar os municípios de nossa região a superarem a crise fiscal, favorecendo o desenvolvimento de uma importante região do país que há anos carece do destaque político.

 (*) Adérmis Marini é deputado federal pelo PSDB-SP. (foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 fevereiro, 2017 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *