Saúde


“Fortalecer a prevenção é um caminho seguro para o avanço da saúde no país”, diz tucano sobre aumento no repasse para vacinas

vitor-lippi-foto-agencia-camara-2-300x197Em meio a um surto de febre amarela, dengue, chikungunya e outras doenças que vêm atingindo o país, o governo federal está tomando providências para a modernização da infraestrutura destinada à produção de vacinas no Brasil. Esta semana, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou um investimento de R$ 54 milhões do Ministério da Saúde para o Instituto Butantan, responsável pela produção da maioria das vacinas consumidas no país.

A informação foi divulgada durante uma cerimônia ocorrida na quarta-feira (8), que contou com a presença do ministro da saúde, Ricardo Barros, e do presidente do Instituto, Jorge Kalil. A ampliação da oferta da vacina contra influenza em 2018 também foi outra novidade anunciada. No ano que vem, a oferta passará de 60 milhões de doses anuais para 80 milhões.

A verba possibilitará a retomada da produção, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, de uma vacina pentavalente capaz de imunizar contra tétano, coqueluche, hepatite B, difteria e Hib (Haemophilus influenzae tipo B).

O deputado Vitor Lippi (SP) comemorou a parceria do Ministério da Saúde com o governo de São Paulo e destacou a importância da prevenção na melhoria da saúde pública brasileira. “A questão preventiva é essencial na evolução da saúde coletiva no país. Prevenir reduz os custos da saúde e o número de doenças, além de diminuir o número de pessoas internadas, o número de pessoas afastadas do seu trabalho e das suas atividades. Fortalecer a prevenção é um caminho seguro e muito positivo para que a gente consiga o avanço das condições de saúde no país”, disse.

O tucano considerou “importantíssimo” o repasse ao Instituto Butantan, que segundo ele é um dos mais renomados institutos de pesquisa do Brasil e do mundo. “Reforçar e dar melhores condições para a capacidade de produção de vacinas pelo Butantan é investir no futuro do Brasil. Todo mundo ganha com essa inciativa”, afirmou.

O Butantan fornece, para a rede pública, vacinas contra hepatite A, HPV, tríplice (difteria, tétano e pertussis, também conhecida como coqueluche) e raiva, entre outras.

(Da Agência PSDB)

Compartilhe:
10 fevereiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *