Relações exteriores


Durante visita de Mauricio Macri, tucanos defendem fortalecimento da relação Brasil-Argentina

bruna furlan

Bruna Furlan participou do almoço oferecido ao presidente argentino no Itamaraty.

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, cumpriu nessa terça-feira (7) agenda em Brasília, onde foi recebido pelos presidentes da República, da Câmara e do Senado. Deputados do PSDB estiveram com o chefe do governo argentino e destacaram a importância do fortalecimento das relações entre as duas nações.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara (CREDN) em 2016, o deputado Pedro Vilela (AL) destacou a parceria entre os dois países e lembrou a importância do vizinho para o Brasil em diversos aspectos, como na questão comercial e no fluxo turístico.

“Rivalidades futebolísticas à parte, a Argentina é um país-irmão do Brasil e devemos trabalhar sempre com o intuito de estreitar ainda mais nossas relações. Jogando juntos, somos mais fortes”, destacou Vilela. 

A deputada Bruna Furlan (SP) participou do almoço oferecido pelo Palácio do Itamaraty a Macri a convite do chanceler José Serra. O almoço fez parte da agenda oficial do chefe de Estado. Na comitiva do governo argentino estavam presentes os ministros das Relações Exteriores, Fazenda, Produção e Agroindústria, além dos governadores das províncias de Córdoba e Missiones. 

A deputada considerou um avanço a sinalização dos dois chefes de Estado em acelerar o acordo preferencial entre o Mercosul e a União Europeia. A negociação estava travada e a perspectiva é atingir um novo patamar nos próximos meses com uma nova rodada de negociação sobre livre comércio entre os dois blocos.

“No mês de julho o Brasil assume a Presidência rotativa do Mercosul. A minha perspectiva é trabalhar, dentro do Congresso Nacional, com pautas que eliminem barreiras comerciais e agilizem a assinatura do livre comércio com a União Europeia”, comentou a deputada, integrante da CREDN.

brasil - argentinaNa relação bilateral, a parlamentar destacou a importância do governo brasileiro em reivindicar acesso dos exportadores de carne e produtores de açúcar ao mercado argentino. “Houve um consenso neste sentido. A integração é benéfica para ambos os povos”, avaliou. A deputada acredita ainda que a reativação da economia brasileira passa por parcerias estratégicas com os vizinhos de fronteira. “Este é um dos caminhos para aquecer o nosso mercado e recuperar os empregos perdidos no passado”, pontuou. 

Durante o encontro, a deputada paulista se comprometeu com as autoridades brasileiras e argentinas em simplificar legislações a fim de estimular investimentos, a segurança das fronteiras, a integração e o desenvolvimento fronteiriços e a ciência e tecnologia entre os dois países. Bruna considera estratégica a iniciativa do presidente Michel Temer em abrir novos diálogos com os vizinhos do Mercosul em um trabalho harmônico com o ministro José Serra.

 Em sua passagem pela Câmara, Macri reafirmou o interesse de fortalecimento do Mercosul. “Não há dúvidas que juntos somos mais fortes. E este entusiasmo da Câmara dos Deputados vai fazer com que todas as mudanças aconteçam ainda mais rápido”, disse o presidente argentino.

 (Da redação)

Compartilhe:
8 fevereiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *