Tecnologia


Papa mediará debate sobre Cidades Inteligentes na Campus Party nesta sexta

papaA Campus Party, maior feira de experiência tecnológica do mundo, reúne técnicos e especialistas para debater ações que podem tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e humanas. Especialistas de diversas áreas vão compartilhar experiências bem sucedidas em municípios brasileiros. O painel está programado para ocorrer nesta sexta-feira (3), às 17h30 e será mediado pelo deputado João Paulo Papa (SP), membro da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas, da Câmara dos Deputados.

Estão previstas as participações de Daniel Annemberg, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de São Paulo; Aline Cardoso, vereadora da Capital paulista; Thiago Jarjour, secretário Adjunto de Trabalho do Distrito Federal; Miguel Corrêa, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais e Daniel Velazco, Country Manenger da Cabify Brasil.

O painel compõe o Fórum Inteligente de Cidades Humanas, que compõe a diversificada programação da Campus Party. Na abertura, programada para a manhã de sexta, será lançado um indicador que vai apontar quais cidades cumprem os requisitos para serem consideradas “inteligentes e humanas”. Na sequência, acontecem quatro painéis: “O Cidadão e o Big Data”; “Pequenos Negócios, Inovação e Cidades Inteligentes”; “Pra ser uma Cidade Inteligente, tem que começar simples!” e o que será moderado por Papa.

“Na Câmara dos Deputados, temos trabalhado muito na questão das cidades inteligentes. Por meio da Frente Parlamentar buscamos caminhos para modernizar a legislação e impulsionar o mercado a gerar empregos, além de promover a inclusão digital. O presidente da Frente, Vitor Lippi, vem imprimindo um bom ritmo de trabalho e promovendo avanços nestas discussões”, ressalta o parlamentar.

O Fórum deverá gerar quatro relatórios a partir da contribuição dos moderadores e, posteriormente, a publicação de um manifesto a ser enviado para os chefes dos poderes Executivo e Legislativo Federal. “A tecnologia vem se desenvolvendo de forma rápida; novas soluções surgem a cada momento. É preciso aproveitar este momento dinâmico, colher importantes colaborações e buscar, no âmbito do Congresso Nacional, ferramentas que possam aliar as inovações com a promoção de qualidade de vida a todos o brasileiros. A Frente Parlamentar tem essa função e parcerias como a feita com a Campus Party nos ajudam a avançar”, detalha o deputado.

RELATORIA
Além de compor a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas, João Paulo Papa é o responsável por relatar, na Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara, Projeto de Lei 4.847/2016 que trata de um assunto ligado diretamente ao tema central da Frente. A iniciativa institui, no âmbito Federal, Parcerias Público-Privadas (PPPs) visando o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação para emprego na área de segurança pública e aplicação na transformação das áreas urbanas em cidades inteligentes em todo o território nacional.

“O foco do projeto é incentivar o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação que possam ser empregadas, principalmente, em segurança pública. A adesão à PPP seria fomentada por um Fundo de Incentivo a ser criado”, acrescenta Papa. “Certamente, tudo que for debatido no Fórum da Campus Party será considerado no relatório que vou elaborar”.

INICIATIVAS
O parlamentar lembra ainda que atualmente há, no âmbito federal, duas iniciativas ligadas ao estímulo às cidades inteligentes: o Plano Nacional de IoT (a chamada Internet das Coisas) para o Mercado Brasileiro e o Projeto Minha Cidade Inteligente. “O objetivo comum é, basicamente, promover políticas públicas que possam promover o avanço da tecnologia de forma universal e acessível a todos os brasileiros, por meio de ações que envolvam a sociedade civil, universidades e centros de pesquisa. O projeto que relato também pode impulsionar essas ações. Por isso, mais uma vez, a importância de se ouvir especialistas e colher contribuições”, finaliza Papa.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola/PSDB)

Compartilhe:
1 fevereiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *