Mais água para os nordestinos


Transposição do São Francisco avança após lentidão que marcou gestão petista, destaca Raimundo Gomes de Matos

30012017-300117_ETO0503-Editar

A terceira estação de bombeamento do Eixo Leste do Projeto de Integração do São Francisco vai permitir que a água do canal avance por mais 60 quilômetros.

Depois de anos de morosidade, explosão de orçamento, inúmeros indícios de irregularidades e várias promessas de inauguração não cumpridas, as obras de transposição do rio São Francisco finalmente avançam para valer. Nesta segunda-feira (30), o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) comemorou a inauguração da terceira estação de bombeamento do maior projeto de infraestrutura hídrica do país pelo presidente Michel Temer, em Pernambuco. O ministro das Cidades, Bruno Araújo (PE), também participou da cerimônia.

Para o tucano, é importante que a conclusão de todas as etapas da transposição se concretize para que a população do semiárido nordestino seja beneficiada. As águas do São Francisco são a esperança para milhões de nordestinos contra à seca. A estrutura inaugurada por Temer na cidade de Floresta (PE) nesta segunda-feira vai impulsionar as águas do Velho Chico por mais 60 quilômetros, rumo aos estados de Paraíba e Pernambuco.

Gomes de Matos é presidente da comissão especial da Câmara que acompanha as obras da transposição. Ele afirma que durante os governos Lula e Dilma, apesar da importância do empreendimento, ele foi tratado muito mais como uma vitrine eleitoral do que como algo que urgente capaz de livrar as pessoas da falta d’água.

“Tão logo o presidente Temer assumiu o governo, ele solicitou um estudo sobre todas as pendências nas obras da transposição e deu celeridade fazendo com que fossem quitados todos os restos a pagar. As pendências precisaram ser sanadas para dar celeridade às obras”, explicou.

ORÇAMENTO DOBROU

Em 2007, quando a obra começou a ser executada, a transposição era orçada em R$ 4,8 bilhões, em valores da época (R$ 8,5 bilhões em valor atual, corrigido pela inflação). Hoje, o governo estima que o custo total da obra será de R$ 9,6 bilhões. A promessa do ex-presidente Lula era de inaugurar pelo menos um trecho em 2010. Nada foi cumprido, o empreendimento foi usado para alavancar a campanha de sua sucessora, Dilma Rousseff, que também não deu celeridade alguma ao empreendimento.

“O que nós observávamos na comissão especial é que havia um grande descompasso entre a obra física e os recursos liberados. Em anos eleitorais, os governos petistas aumentavam os recursos e o contingente de trabalhadores nos canteiros. Logo após as eleições, reduziam o número de trabalhadores e a obra ficava parada novamente”, lembra Gomes de Matos.

O tucano afirma que, além da questão eleitoral, os inúmeros atrasos tiveram ligação direta com a malversação dos recursos e acabaram dando margem à corrupção. O parlamentar lembra que o atual ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, apresentou calendários físico e financeiro do projeto. Os ministros de governos anteriores, segundo ele, omitiam os calendários financeiros.

“Vemos que agora, finalmente, há sintonia entre os dois cronogramas. O fato é que existe toda a expectativa da população em receber os benefícios da transposição e acredito que agora estamos em uma nova fase e finalmente a água vai chegar para as pessoas”.

A região Nordeste enfrenta um dos priores períodos de estiagem de todos os tempos. Mais de 700 cidades estão em situação de emergência devido à falta de chuvas. Rio Grande do Norte e Paraíba são os estados mais afetados.

Em novembro, o ministro barbalho esteve em audiência promovida pela comissão especial comandada por Gomes de Matos. Na ocasião, garantiu que que os municípios beneficiados pelo projeto terão acesso à água em dezembro de 2017. A transposição já tem mais 90% de execução física. As cidades abastecidas pelo Eixo Leste terão o acesso disponibilizado em abril e as do Eixo Norte até dezembro.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Beto Barata/PR)

Compartilhe:
30 janeiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *