Inflação em queda


Medidas adotadas pelo governo aumentam confiança do mercado, avalia Daniel Coelho

Estimativas de economistas do mercado financeiro indicam pela quarta semana consecutiva uma inflação menor para este ano e queda maior dos juros em 2018. As informações são do Boletim Focus, do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira. A estimativa para o Índice Nacional de 30379887334_f7a26fbe0b_zPreços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu levemente de 4,71% para 4,70%. O valor está abaixo do teto de 6% fixado para 2017. O deputado Daniel Coelho (PE), do PSDB de Pernambuco, relaciona o resultado com a renovação do ambiente econômico por meio de medidas apresentadas pelo governo.

“É evidente que as medidas que estão sendo tomadas estão gerando confiança, se afastando do populismo e buscando responsabilidade em um assunto sério que é a economia do país. A medida que os outros países e o mercado entendem que há responsabilidade na condição econômica, os resultados começam a vir”, disse.

O mercado financeiro também manteve sua previsão de 9,5% ao ano para a taxa básica de juros, a Selic, no fechamento de 2017. Mas para 2018, os economistas passaram a considerar uma queda maior, com previsão de 9% ao ano. Atualmente, os juros estão em 13%. Daniel Coelho comemora a previsão e explica que a taxa básica de juros interfere diretamente nos investimentos que chegam ao país e na recuperação dos empregos.

“Começa a ter melhoria no crédito e nos investimentos. A tendência é que quando há taxa de juros menor, se produzam também mais empregos. O reflexo aparece rapidamente quando você tem uma baixa na taxa Selic”, acrescentou.

Para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2017, o boletim manteve a previsão de crescimento em 0,5%, mesma expectativa da semana passada. Em 2018, o mercado espera que o PIB atinja 2,2%. Já as estimativas para produção industrial seguiram em alta de 1% e 2,1%, respectivamente.

(PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 janeiro, 2017 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *