Educação
Betinho considera posição de Janot equivocada ao considerar inconstitucional a MP do Ensino Médio
O deputado Betinho Gomes (PE) avalia como um “erro” a posição do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de considerar inconstitucional a Medida Provisória do Ensino Médio. O tucano entende que o tema é urgente e relevante e lembra que a Câmara dos Deputados tem autonomia para debater o assunto.
“A juventude não pode mais ficar refém desse atraso por conta da incapacidade de se acelerar esse tipo de debate. Não podemos deixar que as próximas gerações naufraguem nessa realidade dura de um ensino médio que não consegue satisfazer as necessidades dos jovens”, destaca o tucano, ressaltando que o Brasil está na rabeira do ensino médio mundial como demonstram os resultados recentes do IDEB e do PISA.
O parlamentar argumenta que A MP 746 foi uma atitude acertada e corajosa do ministro da Educação, Mendonça Filho, já que a iniciativa destravou um debate que tinha sido travado durante três anos, com o projeto de lei 6840/2013, e que não foi votado por falta de coragem do PT que presidiu à época uma comissão especial sobre o tema.
“Temos que perseguir a valorização dos professores, a melhor estruturação da rede escolar, mas é preciso sair do lugar, dar passos e não retardar esse assunto. E o exemplo de Pernambuco está aí para comprovar essa necessidade de mudança. Graças a introdução do ensino em tempo integral, o Estado tem a melhor nota no IDEB no país entre as redes estaduais de ensino”, conclui.
(Do PSDB-PE/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta