Boa gestão


Deputados destacam trabalho de governadores de SP e do PR em busca do equilíbrio das contas

situacao fiscalDurante o debate sobre o projeto que trata da renegociação de dívidas dos estados, os deputados Vanderlei Macris (SP) e Luiz Carlos Hauly (PR) destacaram da tribuna a situação diferenciada dos governos de São Paulo e do Paraná, ambos administrados pelo PSDB, diante de um cenário no qual unidades da federação como RJ, RS e MG atravessem grande desequilíbrio fiscal.

De acordo com parlamentares tucanos, esse equilíbrio foi alcançado graças as ações adotadas pelos governadores Geraldo Alckmin e Beto Richa. No estado do Sudeste, o governador cortou despesas com vistas a equilibrar a redução do orçamento diante da queda de arrecadação. Embora não se possa afirmar que a situação financeira paulista esteja em situação confortável, o estado está com as finanças devidamente acertadas.

Play

Macris disse que a recuperação do estado remete ainda ao governo de Mário Covas. Ele recebera a administração de Luiz Antônio Fleury Filho com déficit fiscal de 20%. “Na época, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, aprovamos medidas a fim de cumprir a meta fiscal estabelecida pelo governador. Foi nessa época que tivemos plantada a responsabilidade fiscal em São Paulo”, recordou.

Hoje, o governo de São Paulo já pagou salário e 13º salário e está em condições de fechar o ano sem problemas mais sérios com suas finanças. “Quando não se ajusta as contas, quando não há responsabilidade fiscal, a situação se agrava e afeta diretamente a população, que tem seus diretos básicos preteridos”, alertou Macris.

Com disposição renovada, Alckmin já anunciou um pacote de medidas econômicas e tributárias visando incentivo a investimentos e criação de vagas de emprego. Além de incluir novas regras para concessão de crédito às pequenas e médias empresas, também diminuiu gastos do governo e incentivos fiscais.

HOMENAGEM

Nesta segunda-feira (19), Geraldo Alckmin foi homenageado com a Ordem Estadual do Pinheiro, em cerimônia realizada no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR). A comenda, criada em 1972, é um símbolo do reconhecimento do Governo do Paraná ao trabalho desenvolvido pelos homenageados em diversas áreas.

Durante a cerimônia, o gestor paulista elogiou o estado vizinho. “Graças ao ajuste fiscal feito pelo governador Beto Richa, o Paraná pode ostentar hoje uma das melhores situações entre os estados brasileiros, em meio à grave crise econômica que o Brasil enfrenta”, disse Alckmin.

Alckmin foi homenageado pelo governo paranaense. Ao seu lado, Beto Richa e Valdir Rossoni, chefe da Casa Civil.

Alckmin foi homenageado pelo governo paranaense. Ao seu lado, Beto Richa e Valdir Rossoni, chefe da Casa Civil.

Ainda segundo ele, São Paulo e Paraná são estados irmãos que têm espírito empreendedor, dedicação e coragem para superar obstáculos. “O governador Beto Richa entendeu que, sem medidas amargas, não há solução para crise dos estados. O saneamento das contas estaduais colocou o Paraná em destaque”, disse o governador paulista.

Ex-secretário da Fazenda da gestão Beto Richa, Hauly destacou, da tribuna, que o Paraná está em uma situação equilibrada. “Está em situação muito melhor do que qualquer estado da federação porque está com as contas em dia e  honra os compromissos”, disse.

Para Hauly, mesmo com sacrifício do povo paranaense o governador fez a lição de casa e hoje pode usufruir da situação de equilíbrio e está pronto para investir. Hoje, o Paraná tem a terceira melhor indústria de transformação, a terceira menor taxa de pobreza e a quinta menor taxa de desemprego. Os investimentos feitos pelo Estado em educação e infraestrutura aumentam a competitividade e alavancam o maior ciclo de industrialização do Paraná.

(reportagem: Ana Maria Mejia/fotos: Alexssandro Loyola e Arnaldo Alves/Governo do PR)

Compartilhe:
20 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *