União entre países


Governo brasileiro presta homenagem a colombianos que ajudaram no resgate da Chapecoense

Marcos CorreaPRO governo brasileiro prestou homenagem nesta sexta-feira (16) a cidadãos colombianos que tiveram papel de destaque no resgate das vítimas do acidente com o avião da Chapecoense. Em cerimônia no Palácio do Planalto, foram concedidas a Ordem do Mérito da Defesa e a Ordem de Rio Branco. Na última quarta-feira (14), a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara recebeu o embaixador da Colômbia no Brasil, Alejandro Borda, para uma homenagem ao povo e ao governo colombiano. A cerimônia foi uma forma de agradecimento dos parlamentares brasileiros pelas demonstrações de apoio e solidariedade dedicados aos familiares, amigos e fãs das vítimas do acidente.

O presidente da República Michel Temer, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e o ministro das Relações Exteriores, José Serra, agradeceram a ajuda da Colômbia em um momento de dor. Onze colombianos receberam condecorações, além do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Um dos homenageados é o jovem Johan Alexis Ramírez Castro, de 15 anos, conhecido como o “anjo” que foi um dos primeiros a ajudar no dia do acidente. O garoto mora a quatro minutos do local da queda, a 13 quilômetros do Aeroporto Internacional José Maria Córdova.

O presidente Temer afirmou que o Brasil nunca esquecerá o gesto de fraternidade dos colombianos. “O mundo nos deu as mãos. Governos de todas as partes encontraram formas de trazer ao Brasil e a Chapecó as manifestações de afeto. As palavras nunca bastarão para agradecer à Colômbia e aos colombianos a inesquecível lição de humanidade e solidariedade”, declarou.

Serra destacou a emocionante cerimônia realizada no estádio do Atlético Nacional, em Medellín. O ministro representou o Brasil na homenagem, que contou com a participação de milhares de pessoas. “Não esqueceremos jamais os que perdemos mas, tampouco, esqueceremos aqueles que compartilharam a nossa dor”, disse. O Ministério das Relações Exteriores homenageou a cidade de Medellín com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração brasileira atribuída a estrangeiros.

O prefeito de Medellín, Federico Guitiérrez Zuluaga, se disse comovido com a homenagem ao povo da Colômbia. Segundo ele, a equipe da Chapecoense ficará para sempre gravada na memória da população local. “A tragédia nos deu um sentido de que a vida nos traz alertas. São momentos de crises que nos revelam o que é a realidade. Venho representar o povo colombiano com muito orgulho”, afirmou.

A Ordem do Mérito da Defesa é concedida a personalidades civis e militares que prestaram relevantes serviços às Forças Armadas. A Ordem de Rio Branco é concedida a brasileiros e estrangeiros em reconhecimento a serviços prestados ao Brasil.

(Da redação/ Foto: Marcos Corrêa/PR)

Compartilhe:
16 dezembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *