Inclusão
Indicados por tucanos recebem Prêmio Brasil Mais Inclusão 2016 em cerimônia nesta quarta
Cinco entidades e cinco personalidades que desenvolvem ações em favor das pessoas com deficiência receberão, nesta quarta-feira (7), o Prêmio Brasil Mais Inclusão, em cerimônia marcada para as 10h no Plenário Ulysses Guimarães. Criado pela Câmara dos Deputados, a homenagem é uma forma de reconhecer e valorizar pessoas, entes federados e entidades que se destacam na promoção da inclusão da pessoa com deficiência.
Entre as entidades contempladas, três foram indicadas por tucanos: a Anglo American Minério Ferro Brasil S/A, de Belo Horizonte (MG), por sugestão do deputado Eduardo Barbosa (MG), o Instituto São Rafael, também da capital mineira, por indicação do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), e o Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência, de São Paulo (SP), por sugestão do senador José Aníbal (PSDB-SP).
Os homenageados foram escolhidos por um conselho deliberativo composto por membros da Mesa Diretora da Câmara e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, além de representantes dos partidos indicados pelos respectivos líderes. Os 10 agraciados receberão diploma de menção honrosa.
Criada em 2015, a premiação foi pioneira ao permitir a participação da sociedade civil de forma direta e sem intermediários. Empresas e entidades como ONG’S e OSCIP’S podem se inscrever pela internet, em processos simplificados, de forma virtual e gratuita. As indicações também são feitas por deputados e senadores. Nesta edição, foram mais de 170 inscrições válidas, das quais 92 feitas sem intermediação parlamentar.
A Câmara dos Deputados vem atuando ativamente para promover a inclusão da pessoa com deficiência. Em 2015, foi aprovada pela Casa a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)
Lei nº 13.146/2015. Também foram criadas a Comissão Permanente sobre Direitos da Pessoas com Deficiência e a Coordenação de Acessibilidade para promover a acessibilidade no país.
(Da redação)
Deixe uma resposta