Força jovem
Caio Narcio faz balanço do mandato e defende amplo debate das demandas vindas da sociedade
Em discurso proferido nesta terça-feira (6) (leia a íntegra), o deputado Caio Narcio (MG) fez um balanço de seus dois primeiros anos no Parlamento brasileiro e apontou desafios de seu mandato na busca pela construção de um Brasil melhor. O tucano, que é um dos mais jovens deputados federais, destacou que chegou à Câmara com o apoio desse segmento da população.
Ele ressaltou seu engajamento nos movimentos populares que tomaram conta do país e nos últimos anos e alertou ainda para a necessidade de debater à exaustão as demandas advindas das ruas. De acordo com Caio, desde que chegou ao Congresso Nacional tem assistido e participado de um processo de verdadeira transformação do país. Nesse contexto, o parlamentar diz ter o dever de ajudar a mudar a nação, que é cheia de oportunidades, muitas delas desperdiçadas, segundo ele.
Para o tucano, nos últimos anos, o trabalho desenvolvido pelo juiz Sérgio Moro e pela Operação Lava-Jato devolveu aos brasileiros a esperança de que poderia, sim, haver um país honesto e o verdadeiro combate à corrupção.
“Nesse âmbito, o Brasil começou a desnudar os seus problemas. Daí vem o momento pelo qual passamos hoje, delicado e que exige, acima de tudo, serenidade, coragem e compromisso para enfrentar os nossos desafios. O momento é de crise. É hora de corrigir os erros e de ter coragem para enfrentar todos esses desafios. Hoje as pessoas estão preocupadas com a falta de emprego e com a dificuldade de sobreviver”, apontou o deputado.
Nesse sentido, Caio afirma que governantes e parlamentares precisam dar o exemplo com suas ações e conduta. Da mesma forma, o Judiciário precisa estar livre da corrupção para julgar os corruptos. O tucano acredita que o país precisa discutir uma reforma previdenciária, como foi proposto nesta semana pelo governo federal, mas precisa também debater salários exorbitantes e os abusos e absurdos que estão acontecendo. Para ele, é preciso que os governantes “cortem na própria carne” para que a sociedade entenda as reformas que precisam ser empreendidas.
BANDEIRAS
Durante seu discurso, Caio também citou algumas das bandeiras de seu mandato, como o combate ao câncer; a luta pelo meio ambiente, principalmente no tocante à responsabilidade com o uso da água; a luta pelo investimento em tecnologia; e o combate às drogas. O tucano foi aparteado por vários colegas tucanos e de outras legendas, que elogiaram sua atuação parlamentar.
“Passados quase dois anos de mandato, é necessário que este Parlamento e inclusive este deputado possam fazer a mea-culpa dos equívocos que eventualmente nós tenhamos cometido. É importante que a sociedade, por meio das redes sociais, cobre, vigie e se manifeste, porque dessa forma ela aprimora as nossas decisões e faz o Parlamento e o Brasil avançarem”, concluiu o tucano.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta