Reconhecimento


Entidades e personalidades indicadas por tucanos recebem Medalha Mérito Legislativo 2016

A Câmara dos Deputados promoveu na manhã desta quarta-feira (30) sessão solene para entrega da Medalha Mérito Legislativo 2016. O líder do PSDB, Antonio Imbassahy (BA), indicou José Medrado, fundador da Cidade da Luz, entidade que atua na Bahia. Já a deputada Mara Gabrilli (SP), 3ª secretária da Câmara, homenageou o professor Rodrigo Affonseca Bressan e a Fundação Dorina Nowill para Cegos

Entregue todos os anos desde 1983, a medalha é uma homenagem a autoridades, personalidades, instituições, campanhas, programas ou movimentos sociais, civis ou militares, nacionais ou estrangeiros, que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil. Os agraciados foram indicados pelo presidente da Câmara, pelos membros da Mesa Diretora ou líderes de partido. A cerimônia ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães.

OS AGRACIADOS

O indicado pelo líder do PSDB é um renomado conferencista espírita, tendo visitado diversos países da Europa e das Américas. Medrado (foto) fundou a Cidade da Luz em 1996. O complexo multidisciplinar de auxílio ao próximo, sem fins lucrativos, desenvolve ampla atuação no âmbito social e religioso. Atualmente mantém o Abrigo Lar Luz do Amanhã (Instituição de acolhimento para crianças de ambos os sexos); a Escola Municipal Carlos Murion (ensino fundamental); o Ambulatório Dr. Bezerra de Menezes (odontomédico), além de atuar em outros segmentos, através de programas voltados ao benefício da comunidade carente, como oficinas profissionalizantes, distribuição de cestas básicas, enxovais de bebês e outros. A Cidade da Luz é mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas como também por convênios com entidades públicas.

“Na história da Cidade da Luz, Imbassahy está presente”, agradeceu José Medrado, ao ressaltar ações do tucano enquanto prefeito de Salvador que ajudaram a criar e consolidar o projeto. “Fiz a indicação de uma alma maravilhosa, uma personalidade ímpar no Brasil. Não me esqueço da Casa da Luz. Convivi com você, vi o seu trabalho e a sua dedicação. São pessoas como você que nos inspiram”, elogiou o líder. “Estou muito feliz e honrado por você ter aceito essa honraria”, completou Imbassahy.  

Uma das indicações de Mara Gabrilli tem mais de seis décadas de atuação: a Fundação Dorina, que tem se dedicado à inclusão social das pessoas com deficiência visual, por meio da produção e distribuição gratuita de livros braille, falados e digitais acessíveis, diretamente para pessoas com deficiência visual e para cerca de 2.500 escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos também oferece, gratuitamente, programas de serviços especializados à pessoa com deficiência visual e sua família, nas áreas de educação especial, reabilitação, clínica de visão subnormal e empregabilidade. A honraria foi concedida a Ika Fleury, presidente do Conselho Curador da entidade.

O outro agraciado é Rodrigo Affonseca Bressan, professor Doutor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele é um dos mais destacados profissionais que se dedicam ao trabalho com pessoas portadoras de esquizofrenia. Foi coordenador por 10 anos do Programa de Esquizofrenia da Escola Paulista de Medicina, que tem lugar destacado no cenário nacional por ser pioneiro no estabelecimento de uma clínica para prevenção da esquizofrenia e pelas ações anti-estigma que vem tendo um enorme impacto na sociedade brasileira. “O professor Bressan é uma liderança acadêmica que ousou quebrar os muros da universidade e se tornou um porta voz de deficientes mentais e psicossociais”, elogiou Mara.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *