Luto


PSDB expressa tristeza e solidariedade a familiares de tragédia com delegação da Chapecoense

lutoDesde as primeiras horas da manhã, parlamentares do PSDB estão manifestando comoção e profunda tristeza com o acidente com o avião que transportava o time da Chapecoense, demais integrantes da delegação e profissionais de imprensa. Os tucanos também expressam solidariedade aos familiares dos mortos – 71 no total. 

A tragédia, a maior da história do esporte brasileiro, ocorreu na madrugada desta terça-feira (29) na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. A equipe foi ao país vizinho para disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. 

Diante da magnitude da tragédia, autoridades brasileiras tomaram providências imediatas. “Como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, solicitei aos Governos do Brasil e da Colômbia total amparo e atenção aos familiares das vítimas nesse momento tão difícil”, disse o deputado Pedro Vilela (AL) no pela manhã.

O presidente da República, Michel Temer, decretou luto oficial de três dias. O presidente também determinou que a Aeronáutica disponibilize aeronaves para as famílias e para translado das vítimas.

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, segue nesta quarta-feira para Medellin, na Colômbia, para acompanhará de perto o trabalho de apoio do governo ao trágico acidente aéreo.
Play

MINUTO DE SILÊNCIO

Na Câmara, foi respeitado um minuto de silêncio na abertura da sessão. Representantes do PSDB-SC, a deputada Geovania de Sá e o deputado Marco Tebaldi foram à tribuna na primeira hora da sessão para expressar luto e solidariedade às famílias das vítimas e aos catarinenses. 

“Como catarinense, sei que nada do que falemos ou façamos vai amenizar a dor das famílias que choram a despedido dos seis entes queridos,  mas não podemos deixar de homenagear esses jovens que tanta esperança e orgulho deram ao nosso povo catarinense”, disse Geovania. Ela destacou que em apenas sete anos o clube subiu as quatro divisões de futebol brasileiro e conseguiu chegar à final de um torneio internacional. “A Chapecoense se tornou um exemplo para todos os times do interior do país”, elogiou. 

Em Plenário, Tebaldi disse que os moradores de Chapecó amanheceram “sem chão”. “Todo o Brasil está solidário, e nós aqui na Câmara também. Manifesto à região Oeste do nosso estado os nossos sentimentos. Ficamos muito tristes e devemos ser solidários e rezarmos para que os familiares possam ter o mínimo de conforto, recebendo o afago de todos os brasileiros”, disse o tucano. 

Confira abaixo manifestações dos parlamentares:

“Com profundo pesar, a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados se solidariza aos familiares e amigos das vítimas do acidente aéreo na Colômbia – delegação da Chapecoense, jornalistas, convidados e tripulantes – e ao povo de Chapecó e de Santa Catarina. Uma tragédia que entristece e comove hoje todos os brasileiros.”
Antonio Imbassahy (BA), líder do partido na Câmara 

“Nossa solidariedade aos familiares das vítimas do acidente com o avião que transportava a equipe do chapecoense, jornalistas e tripulantes. Meu abraço a todos de Chapecó”
Lobbe Neto (SP)

“É um dia muito triste, muito triste. Todos sentimentos aos familiares, amigos e torcedores da Associação Chapecoense de Futebol.”
Mariana Carvalho (RO)

“Muita dor neste momento de tragédia que se abate sobre o Chapecoense.Forças aos amigos e familiares dos jogadores, jornalistas e tripulação.”
Betinho Gomes (PE)

“Todos de luto pelo acidente com a Chapecoense. Que Deus dê força a todas as famílias das vítimas.”
Daniel Coelho (PE)

“Nossa solidariedade aos familiares dos atletas, jornalistas, tripulantes e passageiros envolvidos no acidente desta madrugada. Uma dor muito grande, uma tragédia.”
Vitor Lippi (SP) 

“Hoje o Brasil todo ‘nasceu’ em Chapecó e torce para o Chapecoense. Estamos todos sofrendo junto com os nossos irmãos catarenenses. #oremos pelos familiares das vítimas desta terrível tragédia.”
Fabio Sousa (GO)

“Que Deus possa confortar e dar força às famílias que perderam um dos seus, ao povo de Chapecó e de toda Santa Catarina.”
Pedro Vilela (AL)

“Quando vemos acidentes como o de hoje, somos lembrados da fragilidade da vida. De que tudo pode acabar num piscar de olhos, sob circunstâncias que fogem ao nosso controle.  O que vale na vida, é viver bem e ser feliz do jeito que puder, aproveitar cada momento e agradecer a Deus pela dádiva da vida! Nossa solidariedade aos familiares e amigos, que Deus os conforte!” 
Caio Narcio (MG)

“O acidente que vitimou a delegação da Chapecoense nesta madrugada atingiu todo o esporte brasileiro. Ninguém pode ficar indiferente a esta tragédia. Em um ambiente onde proliferam maus exemplos de gestões clubísticas, a Chapecoense é exemplo de um case de sucesso, onde a união de toda uma cidade e um clube construído com base no planejamento, produziu uma ascensão meteórica.”
Max Filho (ES)

“Com muita tristeza recebi a notícia da queda do avião do time da Chapeoense. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos.”
Geraldo Resende (MS)

 “Impactados com a tragédia que vitimou 76 pessoas no acidente aéreo ocorrido na Colômbia, nos solidarizamos com as famílias e amigos das vítimas e manifestamos nosso pesar. Que haja conforto nesse momento de profunda dor.”
Nelson Marchezan Jr (RS)

“Recebi com profunda tristeza a notícia da queda do avião que transportava jogadores da Chapecoense, jornalistas e convidados. Meus sentimentos e minha solidariedade a todos os familiares e amigos das vítimas!”
Carlos Sampaio (SP) 

“Triste e desolador o triste acontecimento aéreo com os atletas, do time Chapecoense, jornalistas e equipe. Solidariedade a todos os catarinenses. Meus fraternos sentimentos a todos familiares, amigos, torcedores q hoje sofrem essa dor irreparável. O Brasil está em luto e ora por todos.”
Shéridan (RR)

“Luto! Somos todos chapecoense: seus atletas, dirigentes, tripulação e demais passageiros! Que Deus conforte a dor dos familiares!”
Otavio Leite (RJ)

“Arrasado com a tragédia que aconteceu com toda a delegação do time de futebol da Chapecoense. Muito triste também por saber que a tragédia que envolveu o time da Chapecoense tirou a vida de 21 profissionais da imprensa.
Izalci (DF)

“Sentimentos de pesar e solidariedade, aos Chapecoenses, Catarinenses, rogamos a Deus,que conforte o coração dos familiares amigos, torcedores.”
Nilson Leitão (MT)

“Minha solidariedade aos familiares, imprensa e todos os passageiros que estavam no voo da Chapecoense. Dia triste.”
Silvio Torres (SP)

“Que Deus conforte o coração dos familiares das vítimas desta tragédia que abalou o Brasil e o mundo do futebol! Nossa solidariedade!!”
Célio Silveira (GO)

“Lamento muito o acidente que aconteceu com a equipe do Chapecoense. Meus sentimentos por todos os jogadores, delegação, jornalistas e familiares. Em especial, ao ribeirão-pretano Gimenez, jovem talento que passou pelos dois times da nossa cidade, e também ao Canela que jogou pelo Botafogo. Aos sobreviventes, desejo força para seguir a caminhada. #ForçaChapeco #Luto”
Duarte Nogueira (SP)

“Nossa solidariedade às famílias das vítimas, jogadores, comissão técnica, jornalistas e funcionários da companhia aérea. Nossas condolências e sentimentos aos torcedores e moradores da cidade de Chapecó (SC). #ForçaChape”
Eduardo Cury (SP)

“O deputado João Castelo lamenta muitíssimo o ocorrido com o time e a delegação do Chapecoense e todos os profissionais da comunicação que estavam a bordo. Que os familiares e amigos consigam encontrar forças para lidar com esta tragédia.”
João Castelo (MA)

“Uma tragédia difícil até de ser assimilada, neste momento quero manifestar minhas sinceras condolências à família Bestene pela perda do médico Marcio Bestene Koury, e me solidarizo com os familiares e amigos dos atletas e comissão técnica da Associação Chapecoense de Futebol, bem como das demais vítimas desse trágico acidente. Que Deus conforte e fortaleça cada um familiar e amigo. #forçachapecoense”
Rocha (AC)

“Que coisa triste. Como pode um pequeno time no auge de sua glória ser vítima de uma tragédia dessa dimensão… Isso revela os mistérios da vida e a fragilidade da condição humana. E reforça a humildade com que temos que encarar nosso próprio papel. #SomosTodosChapecoense #ForçaChape”
Marcus Pestana (MG)

“Nossa solidariedade, com o sentimento de profundo pesar.”
Paulo Abi-Ackel (MG)

“Estou chocado com a notícia da queda do avião que levava toda a delegação da Chapecoense. Toda a solidariedade às famílias das vítimas e também ao povo de Chapecó-SC, que muito se esforçava pelo clube. Entre as vítimas estão os paranaenses Caio Jr. e o goleiro Danilo. Muito triste.”
Paulo Martins (PR)

“Dia triste. Brasil se solidariza em luto. #ForçaChape”
Pedro Cunha Lima (PB)

“Hoje é o mais triste dia do esporte brasileiro. O País não perde apenas um jogo de futebol ou uma Copa do Mundo. Perdemos dezenas de vidas humanas que, junto com seus sonhos, levavam alegria a todos os brasileiros. Lamentável.”
Raimundo Gomes de Matos (CE)

“Deixo meus mais profundos sentimentos aos familiares e amigos de todos que estavam a bordo. Que Deus possa confortá-los neste momento tão difícil.”
Rodrigo de Castro (MG)

“É um dia triste e de luto para todos os brasileiros, povo que ama o futebol. Que Deus dê conforto a família e aos amigos das vítimas. A todos, meus sentimentos e total solidariedade.”
Rogério Marinho (RN)

 “A notícia da queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense, jornalistas e convidados comove todos os brasileiros. A minha solidariedade e força aos amigos e às famílias das vítimas.”
Senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB

“Nesta hora triste que a tragédia se abate sobre dezenas de famílias brasileiras, expresso minha solidariedade. Estamos colocando todos os meios para auxiliar familiares e dar toda a assistência possível.”
Presidente Michel Temer

“Tragédia com a Chapecoense, mais que ao futebol, entristece todo o País. O time de Chapecó representa o sucesso de nosso interior, a garra daqueles que se dedicam à vitória, lutam e se impõem pelos seus ideais. Por isso, se tornam gigantes. Minha solidariedade.”
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

(Da redação/ imagem: assessoria do deputado Lobbe Neto/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
29 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *