Debate
Transporte ferroviário de passageiros é alternativa para todo o país, avalia Macris
A pedido do deputado Vanderlei Macris (SP) a Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29) audiência pública para debater a implantação do Trem Intercidades, que ligará as cidades de São Paulo, Campinas e Americana (SP). A reunião também discutiu a concessão das ferrovias e seus prazos.
De acordo com o parlamentar, a reunião foi fundamental para que se pudesse ter uma visão mais clara dessa proposta, que para ele é bastante ousada, já que cria alternativa de transportes de passageiros.
Macris destacou a existência de um projeto de transporte ferroviário de passageiros da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, sob responsabilidade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ligando os municípios de São Paulo a Campinas (SP). De acordo com ele, também há a Manifestação de Interesse Privado (MIP) de um trem ligando São Paulo a Americana (SP), atualmente em avaliação pelas áreas técnicas da Secretaria de Governo.
“Nesta MIP, o trecho prioritário abrange 135 km e terá nove estações em seu traçado. Mas é importante debater com os envolvidos para melhorar o projeto e evitar os gargalos”, considerou o parlamentar. Ainda segundo Macris, o transporte ferroviário é uma “opção viável para nosso estado e todo o país”.
O tucano ressaltou que é importante que o projeto comece pelo primeiro trecho: São Paulo, Jundiaí, Americana e Campinas. Segundo ele, o trecho pressupõe investimentos de R$ 5 bilhões. O parlamentar espera que o projeto seja agasalhado pela PPI, que é uma proposta de parceria de investimentos do governo federal.
O tucano afirmou que o transporte ferroviário é uma opção viável não só para São Paulo, mas que deve ser estendida em todo o país. “Foi muito produtiva essa audiência pública, espero dar segmento às negociações que serão feitas para que esse projeto possa sair do papel e virar uma realidade. São Paulo precisa de investimentos na área ferroviária e esse primeiro trecho já tem uma proposta avançada num projeto básico capaz de receber recursos de financiamento para buscarmos a sua realização”.
O gerente de Passageiros da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Roberto Dias David, afirmou que o órgão tem como principal meta planejar o transporte e logística do país, e vem instituindo uma boa gestão, sempre tendo cuidado com o impacto ambiental.
Estiveram presentes na audiência o secretário da STM, Clodoaldo Pelissioni; o secretário de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dino Antunes Barbosa; o coordenador de Projetos Especiais da Superintendência de Infraestrutura eServiços de Transporte Ferroviário de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jean Mafra dos Reis; o presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente), José Manoel Ferreira Gonçalves; o diretor-presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello; e o diretor-presidente da Rumo-ALL, Julio Fontana Neto.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta