Onda azul
Encontro nacional apontará caminhos para prefeitos fazerem uma boa gestão
A partir de janeiro de 2017, o PSDB vai comandar mais de 800 prefeituras. No total, as cidades somam 49 milhões de pessoas sob responsabilidade das gestões tucanas. Para celebrar essa vitória e debater os grandes desafios que prefeitas e prefeitos tucanos terão pela frente, o partido e o Instituto Teotônio Vilela (ITV) realizam, na manhã desta sexta-feira (24) o Encontro Nacional de Prefeitos Eleitos. O evento será no auditório Nereu Ramos, localizado da Câmara dos Deputados. Acompanhe a transmissão ao vivo AQUI.
Parlamentares tucanos avaliam que será o momento de conversar sobre uma gestão eficiente, criativa e austera, capaz de trazer resultados positivos para a população. Segundo o presidente do ITV, senador José Aníbal (SP), está perto de os prefeitos assumirem a grande responsabilidade de administrar os municípios para os quais foram eleitos. “Eles ouvirão falar de gestão pública, desafios da saúde, educação, na área social, e principalmente, como fazer mais com o mesmo”, disse Aníbal.
Como destacou o deputado Giuseppe Vecci (GO), vice-presidente nacional do partido, as palestras terão a participação de especialistas e gestores que construíram políticas públicas modernas e comprometidas com o bem-estar dos cidadãos. Ele relata que ao longo de sua história, as gestões do PSDB têm demonstrado diferenças substanciais – do ponto de vista da austeridade pública e de adotar projetos inovadores para a economia e na área social.
Segundo o vice-presidente, além de não ter medo de promover reformas, o partido busca o equilíbrio entre o social e o econômico; entre o capital e os trabalhadores. “Estaremos enaltecendo o nosso esforço de trabalho em prol de uma sociedade com qualidade de vida cada vez melhor. Os prefeitos poderão levar a seus municípios essa consciência sobre fazer a diferença da social democracia”, reiterou.
Nesse momento difícil, o enfoque sobre formas de sair da crise econômica, política, social e ética serão importantes. “Conhecer o jeito de governar do PSDB vai evitar que eles entrem em aventuras populistas e demagógicas”, disse. Giuseppe Vecci diz ainda que ninguém elegeu prefeito para reclamar das dificuldades, mas para, gradativamente e com coragem, adotar medidas que superem as dificuldades.
Outro objetivo do Encontro será reforçar o que os eleitores mostraram nas urnas: a preferência por um partido que, há 28 anos, atua a favor do Brasil. Além dos prefeitos eleitos e de técnicos com experiência reconhecida, o evento reunirá os governadores, senadores, deputados federais e ministros tucanos, os presidentes dos diretórios estaduais do PSDB, dirigentes do ITV e o presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso.
Confira abaixo a íntegra da programação:
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados (novo local do evento)
8h30 – Credenciamento
9h – Abertura: José Aníbal, senador e presidente do Instituto Teotônio Vilela
9h10 – Painel 1: O reequilíbrio das contas públicas como prioridade zero – Os 100 primeiros dias de governo
Renata Vilhena, especialista em gestão pública e ex-secretária de Planejamento de Minas Gerais
Mauro Ricardo Costa, secretário da Fazenda do Paraná e ex-secretário de São Paulo e Salvador
Paulo Tafner, economista especializado em previdência e pesquisador do IPEA
10h10 – Painel 2: Saúde, Educação e Políticas Sociais
Maria Helena Guimarães de Castro, secretária executiva do Ministério da Educação e ex-secretária do Estado de São Paulo
Barjas Negri, doutor em economia, ex-ministro da Saúde e prefeito eleito de Piracicaba
11h10 – Painel 3: Sustentabilidade, desenvolvimento, governança e cidade criativa
Cláudio Marinho, ex-secretário de Planejamento e de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, foi um dos fundadores do Porto Digital
Firmino Filho, prefeito reeleito de Teresina
Mansueto Almeida, secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda
Luiz Paulo Vellozo Lucas, economista e ex-prefeito de Vitória
12h – A favor do Brasil: a grande vitória do PSDB nas eleições de 2016
Prefeitos
Deputados
Senadores
Lideranças Nacionais
Governadores:
Beto Richa, governador do Paraná
Geraldo Alckmin, governador de São Paulo
Marconi Perillo, governador de Goiás
Pedro Taques, governador do Mato Grosso
Reinaldo Azambuja, governador do Mato Grosso do Sul
Simão Jatene, governador do Pará
13h – Encerramento: José Aníbal, senador e presidente do ITV; Aécio Neves, senador e presidente do PSDB; e Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB
Deixe uma resposta