Mercado de trabalho


“Uma geração inteira pode estar se perdendo”, diz Betinho Gomes sobre desperdício da força de trabalho jovem

30360355764_a30db58e3e_zMais de 1/3 da força de trabalho jovem no Brasil é desperdiçada. Dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios, a Pnad Contínua, indicam que 37,1% dos trabalhadores brasileiros entre 18 e 24 anos estão desempregados, trabalham menos de 40 horas semanais, e mesmo dispostos a ampliar suas jornadas não têm oportunidade ou buscam empregos.

Os números são referentes ao 3º trimestre deste ano. Ao todo, 6,2 milhões de jovens estão nessa situação, herança da crise econômica deixada ao país pelo governo Dilma Rousseff. Em Pernambuco, esse exército de de subocupados somam 1,157 milhão de pessoas, seja pelo aumento da desocupação, por insuficiência de horas trabalhadas ou por dificuldade de conseguir ocupação na mesma área profissional.

“Infelizmente, um cenário lamentável, que confirma os efeitos e o descaso de uma política equivocada que prejudicou e prejudica milhões de brasileiros. Pouco se destaca esse universo jovem de desempregados no Brasil. São 25% de jovens entre 18 e 24 anos, uma geração inteira, em plena condição de trabalho, que pode está se perdendo”, lamentou o deputado Betinho Gomes (PE).

O tucano levou o tema à tribuna da Câmara nesta quarta-feira (23/11) e defendeu que o Parlamento dê sua contribuição e apresente soluções para que o Brasil volte a gerar empregos. “É preciso uma ação urgente e ousada do governo federal a fim de que possa reduzir as diferenças regionais e contribuir para recuperar a geração de empregos em nosso país, sobretudo para os jovens”, enfatizou o tucano.

(Do PSDB-PE/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *