Choque de gestão
Gomes de Matos celebra os 30 anos do “Governo das Mudanças” de Tasso Jereissati no Ceará
Em discurso nessa quinta-feira (17), o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) celebrou a passagem dos 30 anos do “Governo das Mudanças”, expressão que marcou a gestão do hoje senador Tasso Jereissati à frente do governo do Ceará.
De acordo com o parlamentar, quando Tasso assumiu seu primeiro mandato de governador, fez uma revolução administrativa e política, mudando o perfil socioeconômico do estado do Ceará. “A partir daquele 15 de novembro de 1986, o velho e querido Ceará nunca mais seria o mesmo”, destacou, ao lembrar que Tasso Jereissati governou o estado por duas vezes.
Gomes de Matos destacou que, na política, o atual senador quebrou uma velha tradição do estado, que era coordenado pelo governo dos três coronéis que administraram por vários anos, e colocou o Ceará na rota da modernidade. O tucano apontou que na administração pública, Tasso inseriu padrões de inovação, de responsabilidade fiscal, de eficiência e produtividade, conceitos até então não conhecidos no Brasil, a não ser no meio da iniciativa privada ou no aspecto empresarial.
“Líder e um dos mais brilhantes empreendedores de sua geração, Tasso Jereissati soube transitar, como poucos, com a serenidade que lhe é peculiar, tanto no ambiente político como nos meios administrativo, empresarial e privado”, afirmou.
O parlamentar explicou que, atualmente, o Congresso Nacional, o governo federal e a sociedade brasileira debatem o modo de gestão e como equalizar os gastos excessivos do governo. No Ceará, há 30 anos o ex-governador já havia preconizado o tema. “Ele deixou uma marca para os seus sucessores. Há exatamente 30 anos, dava um salto de qualidade no tempo, com o choque de gestão que foi o seu governo. Com tudo isso, fizemos com que o Produto Interno Bruto (PIB) do nosso Ceará crescesse e tivesse esses reflexos, que hoje o nosso estado está colhendo”.
Na avaliação do deputado, a coragem de Tasso em mudar a gestão do Ceará trouxe vários frutos ainda hoje vistos pela população. “Ele é o sinônimo de gestão com seriedade e com austeridade fiscal, sendo exemplo, naquela época, para vários estados e vários municípios brasileiros. Tasso enxugou a máquina pública, reestruturou o governo, tirou aqueles servidores chamados fantasmas, que moravam até fora do país, e evitou também que os ex-governadores recebessem pensões vitalícias”, disse.
O parlamentar destacou alguns projetos importantes durante a liderança de Tasso no Ceará. Para ele, o estado experimentou uma inédita onda de projetos estruturantes, como o aeroporto Internacional Pinto Martins, o Açude Castanhão, que hoje abastece toda a região metropolitana, que ainda é da época do ex-governador. Assim também como o Porto do Pecém, que hoje está viabilizando grandes empreendimentos como a Zona de Processamento de Exportação (ZPE).
Em sua trajetória, Tasso Jereissati também assumiu o comando do Instituto Teotônio Vilela, entidade política do PSDB que estrutura a formação de líderes, que hoje é presidida e coordenada pelo deputado Gomes de Matos no Ceará.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta