Parecer favorável


Betinho defende que deputado com processo aberto no Conselho de Ética deve ser afastado de funções na mesa diretora

Alex Ferreira Câmara dos DeputadosDurante reunião na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nessa quarta-feira (16), o deputado Betinho Gomes (PE) fez a defesa do Projeto de Resolução (PRC) 104/15, de sua autoria. Segundo a proposta, o deputado que tiver cargo na mesa diretora da Câmara dos Deputados deverá ser afastado de suas funções a partir do momento em que estiver respondendo a processo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. O relator, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), emitiu parecer pela aprovação.

“Ele só será afastado quando o processo for admitido pelo Conselho”, ressaltou. O objetivo, segundo ele, é evitar interferência nos trabalhos do Conselho de Ética. Betinho Gomes lembrou o constrangimento de todos durante o julgamento de Eduardo Cunha, que à época exercia a função de presidente da Câmara. “As prerrogativas do parlamentar estão garantidas, ele só será afastado de suas funções depois que o processo for aceito”, disse.

O afastamento deve durar enquanto o processo disciplinar estiver sendo analisado. “Desta forma vamos tornar mais tranquilo o trabalho do Conselho de Ética, minimizando interferências e situação de constrangimentos”, disse.

Já em seu relatório, Chico Alencar lembrou a interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) decidindo pelo afastamento de Cunha. “Ele exerceu toda a sua influência para interferir no processo em favorecimento próprio”, lembrou. Segundo o relator, a medida supre uma lacuna ainda existente na norma legislativa.

Os PRCs 127/17 e 150/16 estão apensados. Eles pretendem dar maior autonomia aos trabalhos desenvolvidos no Conselho de Ética e evitar que o parlamentar – sendo afastado por decisão judicial – deixe acéfala a mesa diretora.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
17 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *