Volta por cima


Seis meses de governo: deputados destacam ações para recolocar país nos trilhos

CAIO E PESTANASeis meses depois da saída de Dilma da Presidência, deputados do PSDB reconhecem o esforço do governo Temer para intensificar o diálogo com o Congresso e a sociedade, controlar as contas públicas e reforçar programas sociais com foco na redução da desigualdade e na geração de emprego. Neste período, a bancada tucana na Câmara teve papel fundamental para aprovação de propostas enviadas pelo nova gestão, votando a favor de proposições benéficas ao país.

Para tucanos, o apoio ao governo nesses seis meses tem ocorrido porque o Planalto tem estado mais próximo ao Parlamento e buscando a austeridade perdida nos anos anteriores, postura tão necessária para recolocar o país nos trilhos após anos de escândalo de corrupção e desgoverno.

HERANÇA DESASTROSA

O deputado Caio Narcio (MG) destacou nesta segunda-feira (14) que, nesse tempo inicial, foi possível ter noção da real situação do Brasil. “Esses seis primeiros meses demonstraram que o país está realmente em uma situação calamitosa e caminhava para o caos total. Mas temos visto posturas corretas de austeridade, cuidado com o diálogo com o Parlamento, compromisso com a vontade da sociedade e com medidas fundamentais”, avaliou.

De acordo com o Caio, a demonstração de seriedade e o respeito às instituições vão no rumo da devolução da confiança aos brasileiros e aos investidores, que voltam a olhar o Brasil com bons olhos.  Desde maio, o governo registrou conquistas importantes no Parlamento, como as aprovações da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos públicos na Câmara, do novo marco regulatório do pré-sal, da meta fiscal para 2016 e da nova Lei das Estatais.

Por meio dessa e de outras medidas adotadas, o Risco Brasil caiu, os índices de confiança do setor privado aumentaram. “Vimos, na semana passada, empresas se valorizando, assim como o preço dos combustíveis abaixando pela segunda vez em menos de seis meses. A taxa de juros caiu pela primeira vez depois de quatro anos e a inflação está voltando para dentro da meta, sendo controlada. Esses são fatores que têm feito a diferença”, afirmou Caio.

seis meses de governoPara o tucano, o país está retomando o otimismo com o apoio fundamental do PSDB. “Sem o nosso partido nada disso estaria acontecendo. Em muitos momentos importantes o PSDB foi importante para colocar o presidente na rota certa, sempre cobrando duro. Se não for assim, se não houvesse responsabilidade e austeridade, o partido nem estaria no governo, pois ainda que o governo não esteja ao lado do povo, o PSDB estará”, avaliou.

O papel indispensável do PSDB foi reconhecido pelo líder do governo, deputado André Moura (PSC-SE), em visita à Liderança do partido, em outubro. De acordo com Moura, a bancada tem sido solidária e parceira, com alto índice de votos favoráveis a projetos fundamentais para a recuperação do país, como a PEC 241, que estabelece o Novo Regime Fiscal. Segundo ele, a postura tem se repetido no Plenário e nas comissões.

Na avaliação do deputado Marcus Pestana (MG), nesse período o Brasil voltou a caminhar na direção correta, após anos de desgoverno, nos quais a gestão petista, de forma irresponsável, lançou o país em uma crise sem precedentes. Em suas redes sociais, o tucano escreveu. “O trabalho de reconstrução do Brasil pós-impeachment, superando herança de Dilma, já começou. Reformas e ajustes para o país voltar aos trilhos”.

TRABALHO ÁRDUO

O governo tem fortalecido as relações econômicas por meio de parcerias estabelecidas em viagens realizadas pelo presidente Michel Temer para países que mantêm extensa agenda de parceiras comerciais com o Brasil, a exemplo da China, dos Estados Unidos, da Argentina, do Paraguai, da Índia e do Japão. O presidente também manteve, no período, contatos com outros líderes mundiais, como o atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.

Na educação, o governo Temer colocou em debate a reestruturação do ensino médio, garantiu a renovação de mais de 1,1 milhão de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de repasse de recursos que ultrapassam os R$ 5 bilhões para instituições federais dos ensinos básico, técnico e superior. A criação do programa Criança Feliz, do Cartão Reforma e a continuidade do programa Mais Médicos também garantiram os investimentos nas áreas da saúde e bem-estar social.

Pelo PSDB, integram o primeiro escalão do governo o ministro das Cidades, deputado federal licenciado Bruno Araújo (PE); o chanceler José Serra, senador licenciado pelo PSDB-PE; e o ministro da Justiça, Alexandre de Morais. 

CONHEÇA OS PRINCIPAIS FATOS QUE MARCAM O PERÍODO

(Reportagem: Djan Moreno/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *