Reconhecimento


Tucanos prestam homenagem póstuma a Osvaldo Coelho e exaltam trajetória exemplar

O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Daniel Coelho, foi um dos autores do pedido de realização da sessão solene. Ao seu lado, o líder do partido, Antonio Imbassahy, que também participou da homenagem.

O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Daniel Coelho, foi um dos autores do pedido de realização da sessão solene. Ao seu lado, o líder do partido, Antonio Imbassahy, que também participou da homenagem.

Com a presença de familiares, a Câmara realizou nesta quinta-feira (10) homenagem póstuma ao ex-deputado federal Osvaldo Coelho, falecido em novembro de 2015. O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Daniel Coelho (PE), um dos requerentes da solenidade, afirmou que, por sua relevante trajetória, o político foi sua inspiração para entrar na vida pública. 

O homenageado é conhecido como agente fundamental para o desenvolvimento de Petrolina e todo o Sertão do estado. Um dos seus legados mais importantes é a implantação da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

CONFIRA MAIS FOTOS DA CERIMÔNIA

 ASSISTA OS DISCURSOS 

“No ano de 2010, quando tomei a decisão de me candidatar pela primeira vez, ele foi uma das primeiras pessoas que quis ouvir. Marquei um encontro com ele em sua casa e, de lá para cá, foram vários encontros”, recordou.

O tucano destacou que Osvado Coelho foi um homem visionário. “Sem dúvidas, Osvaldo Coelho honrou muito o nosso povo. Fico muito feliz por estar aqui fazendo essa homenagem. O seu exemplo e suas lutas continuam vivas nessa Casa e em Pernambuco”, declarou.

Formado em Direito, Osvaldo Coelho nasceu em 24 de agosto de 1931, e dedicou mais de 40 anos de sua vida à política em defesa do sertanejo. Conhecido como o “deputado da Irrigação”, era visto como a “Força do Sertão”, por priorizar o homem sertanejo nos projetos de desenvolvimento.

O líder do partido na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), destacou a excelente atuação de Osvaldo Coelho na vida política. “Essa reiterada aprovação da população, materializada nas urnas, é a prova definitiva de sua notável atuação e da importância que significa na política nacional. Osvaldo Coelho transmitiu lições e certamente deixou diversas e boas lembranças. Será sempre lembrado”, discursou. Coelho foi deputado estadual por três vezes e federal por oito legislaturas.

Imbassahy afirmou ainda que, por sua destacada atuação, o ex-deputado deixou marcas em defesa da educação e ainda ficou conhecido como deputado da irrigação, entre tantos títulos merecidos. Além disso, o líder lembrou que Osvaldo apresentou e relatou proposições sobre os mais variados assuntos e integrou diversas comissões.

“Sua experiência e contribuições como legislador foram vastas, o que só faz crescer a tristeza de sua partida, pois ela nos priva de um manancial profundo de sabedoria. Mas, de fato, a educação e irrigação eram seus maiores focos”, disse o tucano, destacando o desenvolvimento do interior de Pernambuco como polo fruticultor do Brasil e do mundo que tanto orgulha o Brasil.

Para Imbassahy, a atuação de Osvaldo deu prova de que a economia pode sim prosperar no semiárido, desde que haja empenho de criar condições para tanto, sobretudo, no que diz respeito as obras para abastecimento de água e para a qualificação da mão de obra, como a instalação da Universidade do Vale do São Francisco, que foi uma atitude transformadora.

“Osvaldo Coelho conhecia os efeitos cruéis da seca e da pobreza sobre o sertanejo e fez de tudo para transformá-los. Está aí a essência da política, devotar o próprio tempo e promover a vida da comunidade. Essa é a mensagem que deve ficar o apreço pelo outro, a dedicação de uma vida em favor de uma população que desde sempre enfrentou obstáculos quase que intransponíveis e que ele ajudou a transpor”, declarou o líder tucano. Para ele, a melhor forma de honrar o ex-deputado é dando continuidade a suas iniciativas.

No telão, uma das frases  históricas de Oswaldo Coelho.

No telão, uma das frases históricas de Osvaldo Coelho.

EXEMPLO

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, esteve presente na solenidade e declarou que Osvaldo Coelho lutou ao longo de toda vida por suas ideias, e que, sem dúvidas, foram concepções que deram resultado e ajudaram, junto com outros pernambucanos, a constituir uma das regiões mais prósperas dando exemplo de modelo econômico, mostrando que o semiárido tem futuro quando se tem homens e mulheres com disposição para o trabalho.

“Cada vez tem sido mais difícil na vida pública homens de Estado que participam e que se propõem a viver o embate do dia a dia. O homem de Estado sobrepõe as suas crenças acima de qualquer outro interesse que não seja o que acredita o melhor para a sociedade. O deputado Osvaldo Coelho foi um desses homens”, afirmou o ministro. Os titulares das pastas da Educação, Mendonça Filho, e de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, também compareceram.

Filho de Osvaldo Coelho, o suplente de deputado pelo PSDB-PE, Guilherme Coelho (PE), destacou que, apesar de seu pai ter tido muito cuidado com a educação, o seu maior orgulho era, de fato, defender o semiárido.

Ele relatou que Osvaldo Coelho dizia que a grande sabedoria do político era saber ouvir. “Ele acreditava que o político tinha que se colocar no lugar de quem ele está pleiteando. Um homem correto e de palavra. Tudo o que ele foi porque ele ouvia as pessoas e os anseios. Ele ia em todos os lugares, não tinha hora nem dia para fazer política”, concluiu o tucano ao fim da sessão.

(Reportagem: Elayne Ferraz/fotos: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
10 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *