Relações Exteriores


A pedido de tucanos, deputados vão à região Norte verificar situação de refugiados venezuelanos

Foi aprovado nesta terça-feira (9), na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, requerimento dos deputados Pedro Vilela (AL) e Shéridan (RR) que solicita autorização para a realização de visita de uma missão de deputados às cidades de Pacaraima e Boa Vista, em Roraima, ePicMonkey CollageManaus, no Amazonas, destinada a conferir a situação dos refugiados venezuelanos que fogem da crise política e econômica daquele país.

De acordo com os parlamentares, o agravamento da crise política e econômica da Venezuela tem produzido uma fuga em massa de cidadãos venezuelanos com destino ao Brasil por meio da fronteira com o estado de Roraima. Na avaliação deles, as cidades de Pacaraima e Boa Vista são as mais afetadas, mas também há registro de venezuelanos vivendo nas ruas e rodoviárias destas e de outras cidades da região Norte do país, inclusive Manaus.

Para os tucanos, a realização da visita a essas regiões tem por objetivo conhecer melhor a realidade e discutir com as autoridades locais e, posteriormente, com as autoridades federais, maneiras de atender à urgência que requer esta situação e de preparar as estruturas do Estado para o acolhimento de muitos outros que deverão chegar ao Brasil ao longo dos próximos meses.

Eles alertam que a situação de precariedade em que os migrantes vivem tem produzido inclusive casos de violência nestas cidades, já que a estimativa é de que cerca de três mil venezuelanos já estejam vivendo nas ruas e rodoviárias.

Segundo os tucanos, há ainda uma tendência de aumento deste fluxo dadas às condições da BR-174 que liga o Brasil à Venezuela, que vem se afirmando como a principal rota de fuga para aqueles que fogem da crise com escassez de alimentos e medicamentos.

(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 novembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *