Governo responsável
Deputados eleitos prefeitos destacam primeiras medidas e prometem gestão transparente
Os três deputados federais do PSDB eleitos no último domingo (30) em segundo turno concederam entrevistas à imprensa agradecendo a confiança da população e falando um pouco sobre a transição e os primeiros atos de suas gestões. Nelson Marchezan Junior (RS), Duarte Nogueira (SP) e Max Filho (ES), além de serem parlamentares tucanos com mandato na Câmara, têm em comum o objetivo de realizar um governo transparente nas prefeituras de seus municípios: Porto Alegre, Ribeirão Preto e Vila Velha, respectivamente.
Deputado federal em segundo mandato, Marchezan venceu com 60,5% dos votos, ou seja, 402 mil. O tucano derrotou Sebastião Melo (PMDB), atual vice-prefeito, e a partir de janeiro de 2017 estará à frente da capital gaúcha, com 1,4 milhão de habitantes.
Em Ribeirão Preto, Duarte Nogueira venceu com 56,94% dos votos, derrotando Ricardo Silva, do PDT. Ele teve 147 mil votos, ante 111 mil do seu adversário. Ex-líder do PSDB na Câmara, Nogueira disse que vai trabalhar para resgatar a confiança da população no seu governo, já que a cidade passa por momentos difíceis.
Já Max Filho volta a governar a cidade de Vila Velha. Em 2000, o tucano foi eleito prefeito, cargo para o qual foi reeleito em 2004. Agora, 12 anos mais tarde, conquista um novo triunfo. Max Filho foi eleito com 58% dos votos. O seu adversário, Neucimar Fraga (PSD), teve 41%.
RESGATE DA CREDIBILIDADE
Em entrevista à TV Globo, Nelson Marchezan Júnior disse acreditar que a população de Porto Alegre identificou em sua candidatura a mudança que esperava. O tucano afirmou que ainda não decidiu nomes para compor seu secretariado e que esse desprendimento vai ajudá-lo a montar uma equipe e um plano de governo não focado nos secretários, mas na população. “Nosso foco será a transparência”, garantiu. “Que as pessoas possam saber em que está sendo aplicado o seu dinheiro”.
Diante da descrença das pessoas nos políticos, o deputado afirma que pretende administrar a cidade de tal forma que reconquiste a confiança da população. Sobre ações de governo, Marcehzan afirmou que poderá privatizar empresas de transporte público, como a Carris, caso sigam dando prejuízo. Para ele, os cidadãos não devem pagar pela má administração de uma empresa que tem como função servir à sociedade.
SEM DESPERDÍCIO
Duarte Nogueira garantiu em entrevista à TV Globo local que todos os contratos em vigor com a Prefeitura de Ribeirão Preto serão revisados para eliminar gastos dispensáveis. O prefeito eleito destacou que a cidade vive uma crise fiscal, e que perdeu a capacidade de investimento. Por essa razão, passará uma “lupa em todos os contratos”. O objetivo do tucano é travar tudo que for desperdício, despesas desnecessárias.
“Governar é escolher, então vamos escolher aquilo que é mais importante para melhorar a saúde, garantir educação de qualidade, manutenção da cidade, tampar o buraco, cortar o mato, praças, iluminação, a boa zeladoria e prestação de contas permanentemente à população do que pode ser feito e do que está sendo feito”, disse.
Desfazendo polêmica criada após acusações infundadas de um adversário no pleito eleitoral, Duarte garantiu que a cidade continuará a ser abastecida pelo Aquífero Guarani, umas das principais reservas hídricas subterrâneas do mundo, nos próximos anos – e não pelo Rio Pardo. “Temos que ter muito cuidado e, portanto, acabar com os vazamentos do Daerp, dar ao Daerp uma gestão de qualidade, trocar as redes antigas, melhorar a reserva, garantir a interligação do nosso sistema e continuar abastecendo a cidade com toda água boa, de qualidade, mineral, do Aquífero Guarani”.
PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE
O deputado Max Filho disse, em coletiva de imprensa ontem (31), que ainda não definiu nomes para compor o novo secretariado, mas que há ótimos quadros técnicos disponíveis. O parlamentar prometeu potencializar a atenção para a área social, recuperar bons projetos para saúde, educação e melhorar a gestão na cidade, além de abrir abrigos para a população em situação de rua, como forma de prevenir a dependência de crack.
O tucano já se encontrou com o governador Paulo Hartung e tratou da manutenção das parcerias em infraestrutura para a cidade. Em entrevista à rádio CBN, o prefeito eleito revelou que, na próxima terça-feira (7), deve se encontrar com o presidente Michel Temer para tratar da administração de Vila Velha.
Sobre os primeiros atos como prefeito, Max disse que será montado um comitê de transição e um site para que a sociedade possa acompanhar essa fase da administração municipal. “Queremos uma transição participativa”, declarou Max, para ressaltar que os cidadãos governarão junto com ele.
(Reportagem: Djan Moreno/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta