Vitórias


Nos maiores colégios eleitorais do país, confiança nas gestões tucanas é consolidada 

O ex-deputado tucano Luiz Fernando Machado foi eleito prefeito de Jundiaí (SP). Nesta foto, registro da campanha ao lado do deputado Miguel Haddad.

O ex-deputado tucano Luiz Fernando Machado foi eleito prefeito de Jundiaí (SP). Nesta foto, registro da campanha ao lado do deputado Miguel Haddad.

O resultado das eleições 2016 mostrou a força política do PSDB nos dois maiores colégios eleitorais do Brasil: São Paulo e Minas Gerais. Além de vencer na capital paulista, maior cidade do país, o partido obteve vitórias importantes em diversas cidades nos dois estados. Em terras paulistas, por exemplo, irá administrar municípios que juntos correspondem a metade da população estadual. 

Com a vitória dos candidatos tucanos em Ribeirão Preto, Jundiaí, São Bernardo do Campo e Santo André, neste domingo (30), o PSDB de São Paulo finalizou a eleição municipal de 2016 com 169 prefeitos eleitos. O partido, que foi vitorioso em grandes cidades como Santos, Ribeirão Preto, São José dos Campos e, especialmente, na capital, vai administrar 26,2% dos 645 municípios paulistas.

“O PSDB fez a lição de casa, escolheu bons candidatos, se preparou para as eleições e tem a melhor vitrine que um candidato pode ter que é a gestão do governador Geraldo Alckmin. Sem dúvidas foi uma vitória consagradora para o governador e para todos os tucanos de São Paulo”, afirmou o presidente do PSDB-SP, deputado estadual Pedro Tobias.

Em Minas, com a vitória do tucano Alex de Freitas neste domingo, em Contagem, o partido irá administrar a partir do ano que vem 133 municípios em todas as regiões do estado. Ao todo, os prefeitos tucanos serão responsáveis por 3,3 milhões de pessoas. A título de comparação, o PT elegeu apenas 41 prefeitos em Minas.

No cômputo final, o PSDB-MG saiu vitorioso em 389 coligações majoritárias das quais fez parte em municípios de todas as regiões do estado. Em 2012, os tucanos integraram 380 coligações vitoriosas.

Ao comentar o resultado das eleições no estado, o presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG), destacou que, mesmo não vencendo na capital mineira- onde ficou em segundo lugar com o candidato João Leite -, o PSDB obteve grandes vitórias e continuará realizando um trabalho de qualidade em prol das pessoas. “Continuaremos fieis àquilo que acreditamos, a decência, a correção e a boa política”, disse.

“Estes ótimos resultados refletem bem o trabalho de organização partidária que a Executiva Estadual empreendeu nos últimos meses e ainda que temos quadros competentes e propostas consistentes que inspiram confiança no eleitorado”, destacou o deputado Domingos Sávio (MG), presidente do diretório do PSDB de Minas Gerais.

Entre os dez municípios mais populosos de Minas Gerais, o PSDB elegeu prefeitos em dois (Contagem e Governador Valadares) e vice-prefeitos em outros dois (Juiz de Fora e Ipatinga). Além disso, o partido participou de coligações vitoriosas em três destas cidades: em Uberlândia (no Triângulo Mineiro), onde o partido apoiou Odelmo Leão, do PP; em Betim e Ribeirão das Neves (ambos na Região Metropolitana de BH), onde apoiou, respectivamente, Vittorio Medioli (PHS) e Junynho Martins (PSC).

NÍVEL BRASIL

Na análise do quadro nacional, o PSDB também saiu vitorioso e transformou o partido no maior em população governada no país neste século. O PSDB venceu em 28 das 92 cidades do país com mais de 200 mil eleitores, o que representa que prefeitos tucanos administrarão 23,7% da população brasileira. É o maior índice para um partido em eleições municipais desde 2000.

(Da redação, com informações dos diretórios estaduais/foto: divulgação)

Compartilhe:
31 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *