Triunfo tucano


“Onda azul” toma conta do Brasil e PSDB sai como grande vitorioso das eleições 2016

29311021746_fe5f229739_k

Líder tucano avalia que partido foi reconhecido pela capacidade de gestão nos locais em que já governa ou governou.

O PSDB sai das eleições 2016 como o grande vitorioso entre os 35 partidos políticos com registro no TSE. A legenda ganhou nas urnas o comando de 803 administrações municipais. A partir de janeiro de 2017, os tucanos estarão à frente de cidades onde vivem 48,7 milhões de brasileiros. O orçamento administrado chega a R$ 160 bilhões, o maior entre todas as siglas, assim como a população.

Os três deputados federais do PSDB que disputaram o segundo turno das eleições saíram vitoriosos das urnas: Nelson Marchezan Junior (RS) será o primeiro tucano a comandar a Prefeitura de Porto Alegre. Duarte Nogueira (SP) venceu em Ribeirão Preto e Max Filho (ES) triunfou em Vila Velha. 

O líder tucano na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), avaliou nesta segunda-feira (31) que o partido foi reconhecido pela sua capacidade de gestão nos locais em que já governa ou governou, ao mesmo tempo em que adversários históricos, como o PT de Lula e Dilma, tiveram pífio desempenho em virtude do descalabro administrativo de suas gestões.

“O que vimos foi uma demonstração de confiança da população brasileira em um partido que tem quadros de grande competência técnica, projetos e ideologia muito compatíveis com o desejo da população. Nos resta agora uma responsabilidade muito maior a partir dessa consagradora vitória”, destacou Imbassahy.

O PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos no segundo turno: 14 de um total de 19 onde disputava. Os tucanos venceram nas capitais Belém, Maceió, Manaus, Porto Alegre e Porto Velho. Também optaram pelo partido os moradores de  Blumenau (SC), Caruaru (PE), Contagem (MG), Jundiaí (SP), Ribeirão Preto (SP), Santa Maria (RS), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Vila Velha (ES).

Considerados os dois turnos, os números do PSDB são ainda melhores. O partido elegeu 28 prefeitos nas cidades com mais de 200 mil eleitores, incluindo as capitais citadas e São Paulo, a maior do país. O PT conseguiu apenas uma prefeitura nesses municípios.

Para Imbassahy, essa verdadeira onda azul por todo Brasil confirma o sentimento de rejeição ao PT por ter devastado o país e aponta para um futuro próximo, mostrando que o PSDB reúne todas as condições de voltar a governar o país a partir de 2018.

14393661895_60211d9eec_k

Forte rejeição ao PT e organização partidária do PSDB colaboraram para resultado, acredita Torres.

O secretário-geral do partido, deputado Silvio Torres (SP), afirma que o partido foi favorecido pela forte rejeição ao PT, a qualidade dos candidatos apresentados pelo PSDB e a organização partidária. “É um resultado que mostra que o PSDB soube aproveitar o espaço político que lhe cabia”, comemorou.

O tucano explica que, por haver uma histórica polarização entre PT e PSDB, a derrocada petista favoreceu os tucanos. “Mas, acima disso, o PSDB apresentou candidatos marcados pela responsabilidade fiscal, honestidade e integridade – requisitos que a sociedade tem exigido na hora de votar”, pontuou.

Segundo Torres, o partido também se beneficiou da boa organização partidária, pois conseguiu estimular candidaturas em todo país, mostrando a importância dos diretórios estaduais apresentarem bons nomes tanto para vencer no pleito atual quanto para ganhar visibilidade para 2018. Para ele, o trabalho coletivo da legenda e a confiança dos brasileiros no já conhecido trabalho desenvolvido pelo partido fez com que sobressaísse a capacidade do PSDB e sua grande competitividade.

Líder da bancada tucana no ano passado, o deputado Carlos Sampaio (SP) destacou que o partido obteve mais de 34 milhões de votos, “um número recorde que só faz aumentar a nossa responsabilidade para com o país”. “O Brasil disse não ao PT e ao seu projeto corrupto de poder. O Partido dos Trabalhadores, a Dilma e o Lula agora são páginas viradas e a palavra de ordem é avançar com ética”, afirmou Sampaio.

A vitória tucana na capital paulista foi uma das mais impressionantes demonstrações da onda azul que tomou conta do país. Estreante em pleitos eleitorais, João Doria Júnior saiu do 5º lugar com 5% das intenções de voto em pesquisa Datafolha de agosto para uma vitória triunfante no primeiro turno, com 53,3% dos votos, no dia 2 de outubro.

Além dos candidatos às prefeituras, o PSDB também elegeu sete vice-prefeitos em grandes cidades no primeiro e segundo turnos das eleições municipais. Entre eles, o deputado Bruno Covas (SP), eleito vice-prefeito de São Paulo. Só neste domingo, foram eleitos os vice-prefeitos tucanos de Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Juiz de Fora (MG) e Cariacica (ES). 

(Reportagem: Djan Moreno, com assessoria do deputado Carlos Sampaio/ Fotos: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
31 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *