Fundo do poço
Maior derrotado, PT recebe o repúdio da população após sucessão de escândalos e más administrações
O povo brasileiro deu uma dura resposta aos desmandos do PT nas eleições municipais. Nas urnas, a população demonstrou indignação pela má administração e pelos escândalos de corrupção envolvendo o partido de Lula e Dilma. A legenda despencou no ranking de cidades administradas, com uma perda de 60% em número de prefeituras em relação às eleições passadas. Para se ter uma ideia do desastre eleitoral, o Partido dos Trabalhadores vai comandar apenas Rio Branco (AC) entre as capitais.
JÁ ERA O “CINTURÃO VERMELHO”
Neste segundo turno, os petistas disputaram segundo turno em sete municípios: Recife, Santo André (SP), Mauá (SP), Santa Maria (RS), Juiz de Fora (MG), Vitória da Conquista (BA) e Anápolis (GO). Perdeu em todos. Deputados tucanos destacaram a derrocada petista, principalmente no ABC paulista, região apontada como o berço político do PT e que em outras épocas era chamada de “cinturão vermelho” devido ao peso que exercia na região industrial.
O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), afirmou nesta segunda-feira (31) que o PT foi repudiado pela população brasileira. “Na verdade, o partido sofreu uma devastação. Ele desaparece do mapa político brasileiro em vários estados. A redução da sua presença nos governos municipais é dramática. Avalio que tudo isso deveu-se à reprovação da população brasileira às práticas nocivas dos governos do PT e também das revelações dos ilícitos apontados pela Operação Lava Jato”, apontou.
Para o deputado Eduardo Cury (SP), o resultado do pleito confirma que a população brasileira não confia no PT para administrar suas cidades. “A população disse claramente não para o PT”, resumiu. Com a derrota em Santo André, o PT completou a perda de espaço no ABC. Os petistas também deixaram as rédeas do poder em São Bernardo do Campo, cidade em que foi fundado o partido.
TESE DO GOLPE É REJEITADA
Cury ressaltou que essa foi a 1ª eleição depois do impeachment da ex-presidente Dilma e da tentativa de aprovação das reformas. Para ele, esses resultados serviram como resposta a indignação da população com o partido que levou o Brasil ao abismo. “O mais importante é que a tese do golpe foi sepultada. A população votou maciçamente em partidos que apoiaram o impeachment e partidos que estão apoiando o limite do teto e as reformas para tirar o país do buraco que o PT nos meteu”, disse.
O partido caiu de 638 prefeitos eleitos em 2012 para 254 agora. Em 2013, assumiu prefeituras com R$ 122 bilhões de receitas orçamentárias. A partir do ano que vem, cuidará de R$ 13,7 bilhões, queda de 88,8%.
De acordo com o deputado Ricardo Tripoli (SP), esses resultados demostraram que houve uma comparação por parte do eleitor no modelo de gestão entre os partidos e uma coerência entre a prática e o discurso. Para ele, a fidelidade do eleitor do PSDB se deve ao fato de o partido nunca se teve um discurso diferente da prática, o que não acontece com o PT. “O PT sempre proclamou que tinha a maioria da população apoiando suas iniciativas e a derrocada demonstrou o contrário”, analisou.
(Reportagem: Elayne Ferraz/Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta