Defesa dos animais
Proibição das vaquejadas: decisão do Supremo é para ser cumprida, defende Tripoli
Em discurso nesta segunda-feira (24), o deputado Ricardo Tripoli (SP) disse que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contrária à regulamentação da vaquejada é para ser cumprida. No julgamento encerrado dia 6/10, a maioria da Corte decidiu que a tradicional prática é inconstitucional.
Ao comentar discursos de parlamentares favoráveis à vaquejada, lembrou a inexistência de interferência do Congresso em relação ao tema, visto que a ação teve como origem uma legislação cearense. Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais.
Tripoli destacou o posicionamento da atual presidente do STF, Carmen Lúcia. Além de ter estudado os autos, a magistrada assistiu uma vaquejada e disse que, após testemunhar o que fizeram com o animal, não tinha como votar pela liberação.
“Isso não é cultura, não é esporte, não é lazer”, disse o parlamentar, que manifestou com veemência sua posição contra as vaquejadas, tema de audiência pública nesta terça-feira promovida pelas comissões do Esporte e de Meio Ambiente e Desenvolvimento da Câmara.
Assista o pronunciamento:
(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta