Dia importante
Tucanos homenageiam médicos e ressaltam papel vital desses profissionais na sociedade
Neste Dia do Médico, comemorado nesta terça-feira (18), parlamentares do PSDB destacaram o papel vital desses profissionais em defesa da saúde da população, seja nas ações de prevenção, seja nos tratamentos dos enfermos, levando esperança e conforto aos pacientes.
Como explicou o deputado Pedro Vilela (AL), o dia 18 de outubro foi escolhido em homenagem ao nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi um dos seguidores de Jesus, segundo a tradição, escreveu um dos livros dos Evangelhos e o livro de Atos dos Apóstolos. São Lucas estudou medicina em Antioquia (atual Turquia), e foi chamado pelo apóstolo Paulo de “amado médico”. É considerado patrono dos médicos desde o século XV.
Com a família repleta de médicos, Vitor Lippi (SP), que também é profissional da área, comemorou. “É um momento muito bom para agradecê-los pelo o que tem feito. Tenho muito orgulho dessa profissão. Que vocês continuem exercendo essa profissão com muita saúde e muito amor”, afirmou em vídeo publicado em sua página no Facebook.
Luiz Carlos Hauly (PR), por sua vez, manifestou sua expectativa de que hoje se um dia muito especial aos médicos, “que se dedicam para amenizar a dor, curar e salvar vidas”. Já o deputado Lobbe Neto (SP) publicou, também em perfil na rede social, uma poesia em homenagem a esses profissionais.
Médica, Mariana Carvalho (RO) resumiu em poucas palavras o que representa a nobre profissão. “Ser médico é dar de si profundamente, sentir a dor do doente, ver em cada criatura o pai, a mãe, o filho. É se doar por inteiro, uma vida a dar vidas, a mão que cura feridas, a palavra que conforta”, escreveu.
Ontem, a pedido do deputado Izalci (DF), a Câmara promoveu uma sessão solene em homenagem a esses profissionais. Na ocasião, o tucano destacou a importância da profissão e ressaltou as dificuldades que esses profissionais têm no Brasil de exercer suas atividades.
“Se não fosse pela boa vontade e determinação dos próprios médicos, a maioria não contaria com assistência à saúde. Muitos que atendem as populações mais carentes têm que atender não só o dobro de pacientes por dia, mas comprar e conseguir doação de medicamentos e material básico para higiene. Os médicos vão muito além do que salvar vidas. Fazem verdadeiros milagres”, destacou o tucano.
(Da redação/foto: Agência Brasil)
Deixe uma resposta