Homenagem


Izalci defende valorização dos milhares de professores que se dedicam à educação no país

29693291383_be5bd2becb_zO deputado Izalci (DF) defendeu a oferta de salários e condições dignas de trabalho para os professores durante sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores, na tarde desta sexta-feira (14). Ele ressaltou a importância desses profissionais, que marcam a vida de todo estudante. “São mais de 2,5 milhões de professores que se dedicam com afinco ao exercício de transmitir conhecimento”, disse.

O deputado destacou a prosperidade de países que investiram em educação, sobretudo na valorização do professor, e hoje têm gerações ricas em saber. “Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”, disse o deputado, citado o economista britânico ganhador do Prêmio Nobel Arthur Lewis.

Izalci abordou ainda a reforma do ensino médio – que novamente entra na pauta de debates. Segundo o parlamentar, a medida provisória (MP 746/2016) que propõe a revisão do ensino médio reúne contribuições de segmentos ligados à educação que participaram de reuniões de uma comissão na Câmara e em vários estados brasileiros.

“Essa comissão tinha presidência e relatoria ligadas ao PT e o texto final foi assinado pelos dois”, disse Izalci. Ele reiterou que em 2014 houve centenas de reuniões de audiência pública. Mas faltou vontade política para votar as mudanças. Ele reclama das críticas sem que a MP sequer tenha começado a ser debatida.

A preocupação de Izalci é pelo alto índice de evasão escolar e mau resultado nos sistemas de avaliação do ensino médio. Segundo ele, 1,3 milhão de jovens entre 13 e 17 anos abandonam as salas de aula todos os anos. Dados do Ideb mostram que em 2011 havia 5,2 milhões de jovens entre 15 e 24 anos fora da escola.

O secretário executivo do Ministério da Educação, Felipe Sartori Sigollo, disse do compromisso pela valorização do professor e fortalecimento da profissão. “Vamos estimular os jovens para que possam ter disposição e vontade para também exercer essa profissão”, disse. Sobre a reforma do Ensino Médio ele ressaltou que o governo fará todo o esforço para promover essa mudança, a partir de um amplo debate com a sociedade brasileira.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *