Avanço
Lippi defende modelo para melhorar economia regional e qualidade de vida nas cidades
O deputado Vitor Lippi (SP) destacou a importância da criação de cidades inteligentes e humanas no Brasil. Ao site Conversa com os Brasileiros, ele explicou que esse é um conceito internacional que busca a incorporação das novas tecnologias e soluções que podem melhorar a gestão e a vida das pessoas.
O parlamentar afirmou que é essencial a proposta de uma política pública para melhorar as economias regionais do Brasil. “Temos hoje mais de 5.500 cidades no Brasil e sabemos que todas as cidades dependem da sua economia. Quando a economia da cidade vai bem, as coisas vão bem, quando vai mal, aí vem o desemprego, a redução de arrecadação. Ou seja, uma região forte é uma região que tem economia forte”.
Segundo o tucano, a proposta é criar um Centro de Desenvolvimento Regional. Ele ressaltou que cada campus das Instituições de Ensino Superior Públicas terá uma estrutura de planejamento regional, e esses centros vão levantar quais são as atividades produtivas mais importantes e entender quais são as questões que mais geram riqueza.
Lippi apontou que esses centros irão desenvolver um projeto de 20 anos para melhorar a competitividade, a eficiência, agregar valor aos produtos, melhorar os arranjos produtivos, as cadeias produtivas, o empreendedorismo, a qualificação da mão de obra vocacionada e a incorporação tecnológica.
“Enfim, pode ser feito muita coisa, como fortalecer o associativismo e o cooperativismo. Temos muitas coisas importantes que podem ser feitas através do conhecimento das nossas universidades”, justificou.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta