Reconhecimento


Deputados do PSDB relembram trajetória política de Ulysses Guimarães durante sessão solene

A Câmara promoveu nesta quinta-feira (6) sessão solene em homenagem póstuma ao centésimo aniversário de nascimento do ex-deputado Ulysses Guimarães. Nascido em Rio Claro (SP), no dia 06 de outubro de 1916, o ex-deputado faleceu em 12 de outubro de 1992 num acidente de helicóptero nos mares do Rio de Janeiro.

Deputados do PSDB presentes na cerimônia destacaram a importância de Ulysses nas principais decisões da política brasileira. O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), fez uma cronologia da trajetória política de Ulysses Guimarães e destacou que o ex-parlamentar  marcou profundamente o país.

“Esta é uma oportunidade valiosa para prestarmos nossas homenagens e demonstrarmos o nosso reconhecimento e gratidão àquele que, nas páginas da história, está imortalizado como o símbolo do combate à ditadura, da luta pela redemocratização do país e da promulgação da Constituição que hoje nos rege”.

 A ligação de Ulysses com a política começou em 1947, quando foi eleito deputado estadual por São Paulo. Depois, foi eleito deputado federal por onze mandatos seguidos, de 1951 a 1995. Foi presidente da Câmara de 1956 a1957, de 1985 a 1986 e de 1987 a 1988.

Em 1965, como resposta ao Ato Institucional Nº 2, que extinguiu os partidos políticos, Ulysses investiu na formação do Movimento Democrático Brasileiro, do qual seria vice-presidente e, depois, presidente, quando o movimento converteu-se no PMDB. “Sua luta contra a ditadura transformou-se num símbolo nacional quando ele lançou sua anticandidatura simbólica à Presidência da República, como forma de repúdio ao regime militar”, lembrou Imbassahy.

Ao lado de Tancredo Neves, José Richa, Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas, José Serra e Teotônio Vilela, Guimarães liderou as campanhas pela redemocratização, principalmente as “Diretas Já”, que tomaram as ruas do Brasil de 1983 a 1984. Ele presidiu a Assembleia nacional Constituinte, entre 1987 e 1988.

 “É fundamental que relembremos a sua trajetória para revisitarmos o árduo caminho percorrido para que chegássemos ao Brasil de hoje”, justificou o líder, destacando que o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff mostrou ao mundo que a democracia brasileira é sólida e consolidada. “Só chegamos a este ponto porque personalidades como Ulysses Guimarães defenderam esses princípios de forma intensa e decisiva e conduziram o país em direção à redemocratização, especialmente nos trechos mais áridos e tortuosos dessa longa caminhada. Devemos muito a Ulysses Guimarães. Devemos a ele a democracia que hoje protege a nossa liberdade e os nossos direitos fundamentais”, enfatizou Imbassahy.

Por sua vez, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), um dos parlamentares que pediram a realização da cerimônia, afirmou que Guimarães foi um dos políticos que mais engrandeceram a história política do país no processo de redemocratização. “Relembro que militei no MDB/PMDB por 21 anos e agora, estando há 21 anos no PSDB, mantenho a minha admiração e respeito por ele. Quando fui eleito deputado federal pela primeira vez, em 1991, tive a honra de conviver com ele no plenário desta Casa, além de ter coordenado, em 1989, a sua campanha à Presidência da República no Paraná”, recordou Hauly.

Participaram da sessão familiares, amigos e parceiros do ex-deputado. Tito Henrique, Filho de Ulysses Guimarães, agradeceu a homenagem. “Nada mais justo do que esse plenário levar seu nome, onde ele exerceu seu exercício público. Para nós da família é emocionante ver seu nome e seu exemplo de vida pública sendo lembrados”.

O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco, destacou o legado deixado pelo político. “Creio que o maior legado que ele nos deixou foi de fazer um combate pela política. Ele mudou um governo, derrubou o regime militar, sem matar ninguém. Só pela confiança que tinha da força do povo”, declarou.

Durante a sessão foram lançados o selo comemorativo elaborado pelos Correios, um documentário produzido pela TV Câmara e uma edição especial da série Perfil Parlamentar, assinada pelo jornalista Luiz Gutemberg. Em seguida, foi inaugurada exposição que ilustra o pensamento de Ulysses sobre democracia e liberdade, com trechos de discursos e entrevistas, acompanhados por imagens registradas pelo fotógrafo Orlando Brito ao longo de mais de 30 anos.

 (Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
6 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *