“O Brasil precisa debater com urgência a reforma do Ensino Médio”, defende Betinho Gomes
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, foi considerado preocupante pelo deputado Betinho Gomes (PE), particularmente no que se refere ao desempenho das escolas da rede pública do país, uma vez que 90% delas ficaram abaixo da média do exame. “Esse é um dado escandaloso e gritante”, frisou.
Com base nesses dados, o tucano foi ao plenário da Câmara, nesta quarta-feira (5), defender a necessidade de o Parlamento abrir o diálogo com urgência sobre a reforma do Ensino Médio junto à Academia, redes estaduais e à sociedade.
“Reconheço que é um tema acalorado, vai provocar um profundo debate, mas nós não podemos deixar de avançar porque o resultado do Enem mostra aquilo que todos nós já sabemos, que é o fracasso da educação brasileira e a dificuldade que o país tem de garantir uma educação de qualidade, sobretudo na rede pública”, defendeu o tucano.
Betinho lembrou que esse é um debate antigo, que perpassou os governos de Fernando Henrique, Lula, Dilma e agora chega ao governo Temer. “Um assunto que teve início desde a época da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). E, agora, é hora de o Brasil aprofundar essa discussão e tomar uma decisão: ou continua o modelo fracassado ou busca avançar e chegar a um modelo que possibilite um aprendizado com sucesso aos estudantes. A hora é essa. O Brasil não pode mais perder o bonde da história e permanecer com um modelo que está claramente fadado ao fracasso”, destaca o tucano.
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta