Voo tucano


Da tribuna, deputados destacam vitória consagradora do PSDB nas eleições municipais 

Duarte - Macris - Célio - Pestana - Rogério

O excelente desempenho do PSDB nas eleições municipais foi destacada por deputados do PSDB em discursos nesta terça-feira (4).O partido foi o grande vencedor do 1º turno, alcançando a marca de 17,6 milhões de votos no domingo, e elegeu 793 prefeitos, inclusive na maior cidade do país. Os parlamentares também chamaram a atenção para o forte declínio do PT, que sofreu uma dura punição dos eleitores e encolheu fortemente.

Segundo o deputado Vanderlei Macris (SP), a população mostrou repúdio veemente a 13 anos de dilapidação do patrimônio público. “O partido do ex-presidente Lula, investigado na Operação Lava Jato, e da ex-presidente Dilma, saiu como o maior perdedor dessa eleição”, destacou.

Por outro lado, ressaltou, o PSDB cresceu 15,4% em número de prefeituras na comparação com 2012. “A opção de milhões de brasileiros foi a de votar pelo PSDB pela imagem e boa gestão, preocupada em melhor a vida das pessoas”, disse Macris. “O PSDB cresceu e manterá a sua sintonia com a população, diferentemente do PT, que foi para trás porque não representou mais a vontade da sociedade”, completou.

Play

TESE DO GOLPE RECHAÇADA

Também de São Paulo, onde os tucanos obtiveram sucessivas vitórias, Duarte Nogueira (SP) ressaltou a derrocada do PT e de muitos dos seus aliados, que enganaram a população, destruíram a economia e foram protagonistas de inúmeros escândalos. Ainda segundo ele, as urnas mostraram que o eleitor apoiou a saída constitucional e legítima de Dilma, rechaçando a tese furada do golpe.

Ele destacou a eleição de 164 prefeitos em São Paulo, mais do que o dobro do segundo colocado. Para ele, isso demonstra a liderança do governador Geraldo Alckmin. Já o PT passa a ser o 10º partido no Brasil. “Reduziu-se aos grotões, às cidades com menos de 10 mil habitantes”, apontou Nogueira. 

Célio Silveira (GO), por sua vez, ressaltou o desempenho do PSDB em Goiás. Segundo ele, o partido se fortalece muito com a liderança do governador Marconi Perillo. “O PSDB faz 77 prefeituras, as maiores do estado”, comemorou. “Após intenso trabalho dos candidatos que apoiei, colhemos excelentes resultados e com certeza a população será correspondida na expectativa de receber uma boa gestão”, completou o tucano, que citou os bons resultados em vários municípios, como Valparaíso, Novo Gama, Cidade Ocidental, Barro Alto, Itapaci, Itapuranga, Jaraguá, Jussara, Morrinhos, Orizona, Rubiataba, São Francisco de Goiás, Santa Rita do Novo Destino e Vianópolis. Célio espera que o país supere a crise econômica deixada pelo PT para que os prefeitos consigam fazer boas gestões.

PARTIDO FUNDAMENTAL

Marcus Pestana (MG) disse que os deputados do PSDB estão exultantes com os resultados alcançados. Para ele, as urnas reafirmaram a centralidade da legenda no sistema político brasileiro, ao contrário do que muitos esperavam. “O PSDB foi o partido que teve o maior crescimento de votação: 25% de incremento em relação a 2012”, comemorou. “O mesmo não se pode dizer do PT, que teve uma queda de 61%: saiu de 17,4 milhões para 6,8 milhões”, comparou.

Diante disso, o parlamentar disse que é balela dizer que houve golpe e que querem congelar as políticas sociais. “A população mostrou claramente o que vê no horizonte do Brasil. Houve um repúdio contundente contra a corrupção indiscriminada, contra a crise fiscal provocada pela irresponsabilidade fiscal dos governos do PT e contra a crise instalada a partir da desconfiança que a política econômica gerou diante dos investidores”, disse Pestana. Segundo ele, o desafio é enorme e o governo de Michel Temer será apoiado pelo partido na luta pela reconstrução nacional.

Rogério Marinho (RN) também comentou o resultado eleitoral. “O povo brasileiro é sábio e, de forma inequívoca, no domingo passado deu um recado ao país, varrendo o autoritarismo, a inércia, a corrupção, o descalabro administrativo, o desgoverno, a falta de compromisso com a coisa pública, colocando no seu lugar o Partido dos Trabalhadores e seus coligados”, disse o  tucano.

(Reportagem: Marcos Côrtes/fotos: Alexssandro Loyola/Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
4 outubro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *