Vitórias
Presidente do PSDB vai à Câmara e ressalta papel da bancada para crescimento do partido
O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), voltou a destacar nesta terça-feira (4) o crescimento vertiginoso do partido obtido nas eleições municipais de 2016. O tucano participou de reunião da bancada e agradeceu o empenho dos parlamentares no 1º turno.
Os governadores do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, Pedro Taques e Reinaldo Azambuja, respectivamente, também estiveram presentes. Foi nesses dois estados que o partido teve o maior crescimento em termos proporcionais.
Aécio ressaltou, ainda, o trabalho iniciado há dois anos sob a liderança do deputado Silvio Torres (SP), secretário-geral do PSDB, identificando potenciais candidaturas país afora. No conjunto de municípios acima de 100 mil eleitores, metade dos candidatos do PSDB venceu. Naqueles com mais de 200 mil (93 no total), o PSDB havia vencido 19 em 2012. No último domingo, triunfou em 14 e disputará o segundo turno em 19. Lembrando que esses resultados foram alcançados em um cenário de maior dispersão partidária, com 35 legendas registradas no TSE.
Aécio também destacou o posicionamento de vanguarda da bancada em defesa de temas como o equilíbrio das contas públicas e o impeachment de Dilma por crime de responsabilidade. E ressaltou o papel importante dos deputados nas disputas eleitorais, dado o crescimento do partido em todas as regiões do Brasil.
Sem contar o resultado do 2º turno, o PSDB vai governar pelo menos 26,8 milhões de eleitores. Em número de votos, a legenda saltou, de 2012 para 2016, de 14 milhões para mais de 17 milhões, uma expansão de 25%. O número de prefeituras que serão administradas pelo PSDB passou de 680 para 793, podendo passar de 800 após o segundo turno. Por outro lado, o PT amargou uma queda de 60,9% no número de votos. Em relação ao número de prefeitos, a perda também foi grande, saindo de 630 par 256, atrás de vários partidos médios.
Na reunião, o governador do Mato Grosso ressaltou o papel desempenhado pelo deputado Nilson Leitão (MT) para que o PSDB alcançasse um bom resultado no estado, onde 40 prefeitos tucanos foram eleitos. “Lá o nosso partido cresceu muito”, comemorou Taques.
Na bancada, seis deputados disputaram prefeituras, sendo que três foram para o segundo turno. Além disso, Bruno Covas (SP) venceu a eleição com João Dória e será vice-prefeito de São Paulo.
(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta