Encontro positivo


Integrantes do Parlamento Jovem destacam experiência vivenciada na 13° edição do programa

Jovens se reúnem em um dos plenários da ala de comissões da Câmara.

Jovens se reúnem em um dos plenários da ala de comissões da Câmara.

Estudantes que participaram nesta semana da 13° edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) manifestaram satisfação com a oportunidade que tiveram durante essa jornada cidadã em Brasília. Nesta sexta-feira (30), último dia do programa, eles comentaram a experiência de vivenciar as atividades parlamentares. A iniciativa foi criada a partir de um projeto apresentado pelo deputado Lobbe Neto (SP).

O PJB é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. 

 A riqueza de aprendizados é grande e os 78 alunos que são empossados como parlamentares têm a oportunidade de desenvolver habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões, além de construir um olhar mais crítico sobre sua realidade. Somados à experiência de convivência com as culturas e cores de todas as partes do país, o PJB potencializa a atuação mais democrática dos jovens e seu protagonismo político. 

Para a estudante Flávia Garbin de Macedo, de São Paulo, a experiência foi muito gratificante. A jovem destacou que, além de conhecer o trabalho dos deputados federais, pôde compreender de forma mais profunda a política brasileira.

“Nossa política precisa de uma reforma e tem condições de ir muito além”, opinou a estudante, que defendeu maior participação dos jovens na vida política. Segundo ela, a proposta do PJB conseguiu superar expectativas. “Estamos saindo daqui com um aprendizado incrível”, comemorou.

De acordo com o estudante Klaus Eduardo Lennertz, de Santa Catarina, o aprendizado foi muito marcante. “Ganhamos muita experiência e pudemos conhecer o processo legislativo da Câmara, fazendo com que gostássemos mais do parlamento”, declarou. Lennertz afirmou que a experiência despertou nele a possibilidade de fazer parte da política brasileira. “Creio num futuro melhor para nossa politica. Nós, jovens, podemos fazer a diferença”, declarou.

Carlos Hernâni de Gonçalves, de Minas Gerais, destacou a importância da democracia. O jovem informou ter aprendido sobre as diferenças partidárias e o respeito a ser mantido entre elas. “O programa é excelente. Não tenho nem palavras para falar sobre ele”, comentou, empolgado.

Segundo o deputado Lobbe Neto, o projeto visa estimular nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular. “Que essa troca de informações possa despertar a liderança que cada um tem dentro de si”, destacou o tucano nesta semana.

(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: Alex Ferreira)

Compartilhe:
30 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *