Tragédia em Itumbiara
Perplexos, deputados prestam solidariedade às famílias das vítimas de atentado em Goiás
Deputados do PSDB manifestaram solidariedade aos familiares das vítimas do atentado ocorrido nessa quarta-feira (28) em Itumbiara (GO). Os tucanos demonstraram perplexidade diante do fato e o consideraram uma barbárie política.
Durante uma carreata eleitoral, um atirador atingiu quatro pessoas, matando o candidato a prefeito José Gomes da Rocha e o policial militar Vanilson João Pereira. Também foram atingidos o vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), que está internado em Goiânia, e o advogado da prefeitura de Itumbiara, Célio Rezende.
O deputado Célio Silveira (GO) afirmou estar consternado com tamanha barbárie. “Expresso meus sentimentos pelo falecimento do prefeito Zé Gomes e do policial militar Vanilson. Dirijo minhas orações pela breve recuperação do estimado vice-governador José Eliton e dos demais feridos”, externou o tucano.
Em sua página no Twitter, Fábio Sousa (GO) manifestou seus sentimentos às famílias das vítimas. “Em oração pelo restabelecimento do vice-governador, José Eliton, e pelos familiares do Zé Gomes e do cabo Vanilson”, declarou Sousa.
O deputado Giuseppe Vecci (GO) afirmou ao jornal “O Popular” que recebeu a notícia do atentado com muita tristeza. “José Gomes da Rocha é uma das maiores lideranças do município”. O parlamentar se solidarizou às famílias das vítimas e destacou que em um momento de dor como este precisam de força, sabedoria e coragem para seguir em frente.
“E para o meu amigo, irmão e parceiro de todas as horas, o vice-governador José Eliton, desejo uma rápida recuperação. Tenho certeza que em breve ele estará de volta ao convívio de sua família e dos amigos”, declarou.
O governador do estado de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), também manifestou sua tristeza com o episódio. O tucano estava em viagem aos Estados Unidos e emitiu um comunicado lamentando o ocorrido.
“Foi um ato de barbárie política que vitimou a mais expressiva liderança da história de Itumbiara e da Região Sul de Goiás. Com certeza teria seu nome consagrado mais uma vez pelas urnas no próximo domingo, tamanha sua capacidade de aglutinação, de liderança e competência para realizações extraordinárias na administração pública”, diz o texto.
O governador goiano ressaltou que cancelou toda sua agenda prevista no exterior e optou por voltar imediatamente à Goiânia para acompanhar de perto o caso. Por fim, o político se diz solidário às famílias das vítimas, deseja votos de recuperação aos feridos e afirma: “Vamos continuar buscando a paz”.
Sobre as investigações, o governador destacou ainda que as forças de segurança deram início à investigação para elucidar a motivação do atentado. Os comandantes das polícias Civil e Militar foram requisitados para irem imediatamente à Itumbiara a fim de acompanhar a apuração.
Por sua vez, o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que já foi feito contato com o Ministério da Justiça, que está determinando todas as providências necessárias ao rápido esclarecimento do crime e punição de todos os que, de alguma forma, dele participaram.
“É inaceitável que em pleno século 21 a barbárie e a pistolagem continuem a existir no cenário político brasileiro. Externamos nossa solidariedade às famílias do ex-prefeito, do policial e também do vice-governador. Acompanharemos os desdobramentos das investigações”, disse o tucano.
O líder do PSDB no Senado, Paulo Bauer (SC), lamentou o fato e destacou que fatos como esse mancham a política brasileira e mostram que é preciso persistir no trabalho de educação política, para que a cidadania seja um valor a ser enaltecido e aplaudido.
“Na condição de político e cidadão que milita na política, deixo minha solidariedade às famílias do candidato José Gomes da Rocha, líder nas pesquisas e que procurava fazer um bom trabalho pela sua gente, e do policial militar Vanílson Rodrigues, morto no cumprimento do seu dever. Manifesto também meus votos para que o vice-governador José Eliton, correligionário e amigo, se recupere o mais rápido possível e volte a exercer suas funções como vice-governador e secretário de Segurança Pública”.
Segundo o delegado regional de Itumbiara, Ricardo Chueire, o atirador foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos e é ex-funcionário da prefeitura. De acordo com a assessoria de imprensa do Governo de Goiás, ele parou na frente do veículo onde Eliton e José Gomes estavam e efetuou vários disparos.
(Reportagem: Elayne Ferraz/ Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Deixe uma resposta