Acusação x defesa
Haddad alerta para delicada situação de Lula: petista é corrupto ou absolutamente omisso
Horas antes de o juiz Sérgio Moro acatar a denúncia do Ministério Público contra Lula e a mais sete pessoas, o deputado Miguel Haddad (SP) foi à tribuna e apontou a grave situação do ex-presidente. O tucano afirma que tanto a acusação do MP, que coloca o petista como chefe do esquema investigado pela Operação Lava Jato, quanto a defesa, que o coloca como desconhecedor dos graves fatos a sua volta, deixam o petista em maus lençóis.
“Depois de ouvir a acusação e a defesa, minha única dúvida é qual delas causa mais dano ao ex-presidente. Em uma, ele é ladrão do dinheiro público. Na outra, uma espécie de figura meramente decorativa, um pobre de espírito, ingênuo a ponto de não ver o que se passava debaixo do seu nariz”, apontou Haddad.
Conforme destaca o deputado do PSDB, a denúncia feita pelos procuradores federais mostra de forma cabal que todos os setores da administração federal foram alvo do esquema de corrupção que teria o então presidente da República como cabeça.
“O rombo atinge um valor difícil de ser calculado, mas que pode facilmente, com o andamento das investigações, chegar a uma centena de bilhões de reais. A peça acusatória revela ao Brasil um personagem nefasto, corrupto e manipulador”, disse da tribuna.
Haddad ressalta que, para tentar desvencilhar o ex-presidente da autoria desses desmandos, a defesa de Lula declara que tudo isso aconteceu sem que ele tivesse qualquer conhecimento, afirmando que ele não sabia o que se passava na Petrobras, na Eletrobras, no BNDES, nos fundos de pensão e nem em tantas outras estruturas da esfera pública. Não sabia também, reforça Haddad, de onde vinha a dinheirama que João Vaccari Neto e todos os demais tesoureiros do seu partido distribuíam para os candidatos do PT.
O tucano afirma que Lula desrespeitou o povo brasileiro e causou um prejuízo enorme às pessoas, que hoje enfrentam o sofrimento e desesperança em seus lares por causa das vultuosas cifras que foram desviadas dos cofres públicos. Para ele, é preciso que continue se denunciando as irregularidades e também a tentativa de manipular a opinião pública com a propagação de mentiras.
“O que podemos é alertar a população, repetir diariamente que somente a força de sua participação atenta poderá fazer com que os culpados por essa sucessão de crimes contra a pátria brasileira sejam punidos”, alertou, ao destacar a importância de apoiar as investigações e dar todo o apoio à Operação Lava Jato e a suas congêneres, esperando que a Justiça cumpra o seu papel.
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Lucio Bernardo Junior/CD)
Deixe uma resposta