Incentivo


Projeto cria Bolsa de Desempenho Esportivo para atletas de alto rendimento

Das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Rio 2016, 13 são de atletas militares, como o ginasta Artur Zanetti, sargento da Força Aérea.

Das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil nos Jogos Rio 2016, 13 são de atletas militares, como o ginasta Artur Zanetti, sargento da Força Aérea.

Com o objetivo de incentivar o esporte brasileiro, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) apresentou projeto de lei com o objetivo de criar a Bolsa de Desempenho Esportivo para atletas participantes do esporte de alto rendimento. 

O parlamentar explica que os critérios de seleção, bem como o valor do benefício financeiro concedido, será fixado pelo respectivo Poder Executivo Federal, Estadual ou Distrital, de acordo com estudos técnicos, observando o limite orçamentário disponível de cada unidade de treinamento acolhedora.

A disponibilização das vagas e modalidades esportivas destinadas aos que forem contemplados observarão os critérios técnicos fixados pelos órgãos e entidades acolhedoras dos atletas. De acordo com o parlamentar, para obter a concessão da Bolsa, o atleta deverá preencher os requisitos fixados pelo Decreto do Poder Executivo competente, de acordo com a modalidade esportiva escolhida.

Para Hauly, o rendimento do Brasil nas Olimpíadas Rio 2016 foi impulsionado pelo (Programa Atletas de Alto Rendimento (Paar), projeto de incentivo das Forças Armadas.

“Para as Olimpíadas, as Forças Armadas Nacional tinham estabelecido uma meta para os Jogos Olímpicos: que os atletas militares conquistassem ao menos dez medalhas. E este objetivo foi superado por estes atletas”, justificou o deputado. “Dos 19 pódios do Brasil no Rio, 13 tinham origem no Paar, o que corresponde a 68,4%. Cabe registrar, que dos 465 esportistas que representaram o pais, 145 são militares”, completou.

De acordo com o tucano, o PL visa criar mecanismos de expansão desse programa, contemplando também as Policias Militares estaduais, celeiro na formação de atletas, visando a disseminação da cultura desportiva.                        

(Reportagem: Elayne Ferraz/

 

Compartilhe:
16 setembro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *